Redator: Dicas para melhorar seus textos

Redator: Dicas para melhorar seus textos

Quem é que nunca sonhou em não ter um chefe para passar ordens a todo momento, não precisar acordar no mesmo horário todos os dias e pegar trânsito para trabalhar, ou, ainda, poder tirar aquela folga quando bem entender, não é mesmo?

A menos que você seja o dono de um negócio já consolidado, ter essas “regalias” parece algo bem longe da realidade, certo? Nem tanto assim! A nossa tão querida internet tornou real aquela frase que todo mundo já viu estampada em sites por ai (e muitas vezes escondendo algum vírus para invadir o seu computador!).

Com uma boa internet é possível, sim, “ganhar dinheiro sem sair de casa”. Mas para que a vida de um redator freelancer realmente “funcione”, são necessárias algumas exigências profissionais. O que você está esperando para conhecê-las? Continue com a leitura!

Disciplina em primeiro lugar

A primeira e talvez a mais importante dica. A disciplina é a base o sucesso de qualquer freelancer, não só dos redatores. A possibilidade de trabalhar quietinho em casa e debaixo do cobertor nos dias mais frios, poder levantar todos os dias no horário que quiser e, mais do que isso, não ter ninguém por perto te acompanhando é tentadora, não é mesmo? Mas ela também é o primeiro passo para que a sua vida de freelancer não dê certo!

É preciso ter disciplina e encarar a sua rotina de trabalho como qualquer outra, com horários, responsabilidades e prazos a cumprir. Tenha em mente que você até pode tirar uma folga aqui e outra ali quando quiser, mas lembre-se de que se você não trabalha, também não recebe!

Domínio da Língua Portuguesa

Não queremos dizer que o seu texto não passará por uma revisão depois que for entregue — ele passará sim. Certamente passará por uma revisão não só de português, mas também de conteúdo e de acordo com a estratégia de cada cliente. Mas isso também não significa que você pode sair por ai escrevendo tudo do jeito que vier na cabeça! Muito pelo contrário: principalmente por ser um freelancer, lembre-se de que a sua reputação e a sua fama entre as pessoas que te passarão tarefas serão a chave para aumentar — ou diminuir! — a sua demanda de trabalho.

Sendo assim, tenha muito amor e carinho pelo texto que você escreve e, quando surgir alguma dúvida, lembre-se de que a nossa querida internet nos responde tudo. Basta procurar algum dicionário online ou alguma fonte confiável e, pronto! São apenas alguns segundos e cliques entre você e a ortografia certa! Aproveite e dê uma conferida aqui nas ferramentas que todo redator web precisa para escrever bem!

Conhecimento sobre redação web

Se você é novo no mundo web, uma coisa é preciso ter em mente: tudo por aqui é bem diferente de jornais impressos, revistas, televisão, rádio e qualquer outro tipo de mídia. Na web, as pessoas querem informações relevantes, mas que sejam rápidas. Você já parou para pensar que se o seu conteúdo não chamou atenção basta um clique e pronto, página fechada pelo leitor?

É preciso adaptar a sua escrita, linguagem e tamanho de texto para a web e buscar se aprimorar sempre, afinal, conhecimento nunca é demais! Se você quer aprender mais sobre como fazer um bom conteúdo para a internet, podemos te dar uma ajudinha: confira o nosso curso de redação web e se torne um redator freelancer que qualquer empresa gostaria de ter!

Para ser um bom redator freelancer, você não precisa ser especialista em mídias sociais ou coisa do tipo, é preciso ter organização e muita vontade de aprender, além dessas outras exigências que mostramos neste post. Não é tão difícil, né?

Você já é um redator freelancer? Tem conseguido conciliar essas exigências e ter um bom resultado? Cadastre-se gratuitamente no Marketing Profissional e consiga vários trabalhos freelancer agora mesmo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!