Por que contratar profissionais freelancers?

Por que contratar profissionais freelancers?

Freelancer é um termo fortemente usado no mercado de comunicação e TI para denominar seus profissionais independentes. O freelancer nada mais é que um profissional que atua por conta própria. Ele não tem carteira de trabalho ou vínculo empregatício com as empresas para as quais presta serviços. Mas, afinal, quais os benefícios de contratar profissionais freelancers?

Diversas áreas possuem os seus próprios profissionais independentes, mas nem todas os definem como “freelancers”. Um advogado ou um eletricista, por exemplo, comumente se definem como “profissional liberal” ou “autônomo”.

O profissional liberar se diferencia do autônomo porque ele precisa ter um diploma de nível superior para ser classificado como tal.

Por que contratar profissionais freelancers?

Em comparação a uma empresa, o trabalhador independente leva vantagem em vários quesitos. Veja abaixo:

  • A pessoa que atende é a mesma que produz. Ou seja, não há ruído de informação;
  • Mais agilidade. Os processos de trabalho do freelancer são enxutos se comparados à burocracia de um escritório ou agência;
  • O freelancer também é um empresário, ele entende as necessidades comerciais dos seus clientes. Em uma empresa você será atendido, provavelmente, por um funcionário;
  • Melhor custo/benefício. O freelancer tem uma estrutura mais enxuta se comparado à uma empresa;

Bons e maus profissionais existem em todo os campos. O principal receio dos clientes na hora de contratar profissionais freelancers é quanto à entrega do projeto.

Eles não têm certeza se receberão o prometido pelo profissional, acreditam que uma empresa com sede estabelecida e folha de pagamento transmite mais solidez e credibilidade. Porém, uma empresa também pode atrasar ou mesmo não entregar um projeto contratado. Cliente nenhum está livre deste risco, nem mesmo contratando uma empresa.

Você pode trabalhar sempre com o mesmo freelancer

Sim. E é um bom negócio. Pois este profissional já vai estar alinhado com a cultura do seu negócio e estilo de trabalho. Embora trocar sempre de parceiros seja atraente pelo fato de poder barganhar e enxugar custos, você pode perder em agilidade. Para ter uma relação saudável de negócios, o ideal é crescer junto com seus parceiros.

Como escolher o freelancer ideal

Veja abaixo alguns pontos que podem te ajudar a identificar o melhor profissional para realizar a sua demanda.

  • Solicite o portfólio dele e busque por projetos com características semelhantes as que você está precisando;
  • Questione-o sobre a disponibilidade de tempo para produzir o seu projeto;
  • Ele trabalha full-time ou faz isso somente nas horas vagas? Prefira profissionais que estejam estabelecidos como freelancers;
  • Este freelancer tem um site do tipo “.com” contendo mais informações sobre o trabalho dele? Se sim, ponto pra ele. Os freelancers casuais não têm;
  • Nota fiscal. Os freelancers casuais não têm empresa constituída e por isso não podem emitir notas fiscais;
  • Analise o tom da fala do profissional. Ele fala com segurança? Parece mesmo entender do assunto?
  • Formalize. Solicite uma proposta comercial contendo valores, etapas e valores do projeto;
  • Desconfie de preços baixos. Pode ser muito tentador para você que contrata. Mas o preço também impacta na motivação do freelancer em finalizar o trabalho.

Conheça o Marketing Profissional e entre em contato com os melhores freelancers cadastrados agora mesmo. Seja qual for a sua área, você irá encontrar e contratar profissionais freelancers gabaritados e com valores bem abaixo do mercado. Cadastre-se agora gratuitamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!