Podcasts dentro da atual sociedade de massa

Podcasts dentro da atual sociedade de massa

                                               Podcasts dentro da atual sociedade de massa

                                                              Rafaele WESSLING[1]

                                                                     Blumenau, SC

E-mail: rafaelewessling@hotmail.com

                                                              Contato: (47) 997351214

RESUMO

   Esse trabalho estuda a internet e seus vínculos como um meio de marketing digital. Podcast emerge a partir de publicações de áudio na internet, junto com sua facilidade de ser criado, isso é, precisa de pouco para criar algo “viral” e expor informações de multiplicidade cultural. Além disso, o trabalho também mostra como a criatividade é necessária na hora de criar e como um podcast funciona na área de propaganda.

PALAVRAS-CHAVE: Internet, marketing digital, podcast, propaganda, viral.

1 INTRODUÇÃO

A internet é um meio de comunicação de massa, então traz consigo uma grande variedade de conhecimentos e possibilidades nunca imaginados antes. Muñoz e Turner (1999) afirmaram que a grande velocidade de acesso a informações fez com que o consumidor se torne muito mais exigente. Isto é, nos dias passados o consumidor precisava esperar o material ficar pronto e ainda ser transportado até chegar nas lojas e ser vendido, agora basta acessar as redes, como por exemplo, não é mais preciso esperar até o outro dia nos jornais impressos para saber de alguma notícia, pois dentro de alguns instantes vai estar na web.

Tv, blogs, redes de relacionamento e podcasts tem fortes potenciais, contudo esse último, tem se destacado muito. Embora já tenho chego no Brasil em 21 de outubro de 2001, nem todos ainda se adaptaram a esse meio de comunicação, ou então não experimentaram, contudo as experiências tidas até agora são muito boas, conseguindo atingir vários tipos de consumidores diferentes como, moda, lazer, prosperidade, negócios e entre outros.

A criatividade é fundamental na hora de criar e isso não muda na hora de fazer podcast, é preciso seduzir, encantar e atrair. Com isso existe possibilidades de chamar a atenção. No entanto, muitas empresas brasileiras ainda não investiram/ apostaram nesse meio, ao contrário de países como Europa e Estados Unidos que já é muito utilizado.

2 DESENVOLVIMENTO

Castro (2000) mostra que partes do processo de venda são possíveis realizar em três mídias diferentes (TV, Rádio e Web). Sabendo que a TV e o rádio são de baixa interatividade comparado com a web que todos podem compartilhar a opinião, um pós venda de lojas por exemplo, é uma ótima alternativa via internet e que conquista muito o cliente.

Em poucas palavras, temos agora uma ferramenta que nos permite fazer todo um tratamento de mídia em cima do nosso cliente, desde começo até mesmo depois da venda. Assim, quando pensamos em fazer uma home-page da nossa empresa, estamos aproveitando apenas uma ínfima parte das potencialidades que a web nos oferece. (CASTRO, 2000, p.3-4)

Sendo assim, o marketing digital produz muitas oportunidades. O cliente pode achar a sua empresa com mais facilidade, receber um orçamento e conhecer o serviço. Ainda existindo o histórico de compras, que o consumidor pode avaliar como foi a experiência com a empresa, fazendo com que outras pessoas possam ser clientes também.

Podcast é um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros pela Internet, os arquivos podem ser ouvidos no navegador de internet ou baixados no computador através de softwares.

Em 2001, a noção que o Brasil tinha por áudio começou a mudar, com novas tecnologias, as pessoas conseguiam gravar cd, ter crescimento na internet e entre outros. Segundo a pesquisa de Romão (2008, p. 42) podcasts podem ser definidos da seguinte maneira:

São programas de rádio que têm suas edições disponíveis na Internet para serem ouvidos pelo computador ou através de um MP3 player no momento que o usuário quiser. O grande destaque do podcast é sua capacidade de atualização que é feita de forma automática. Assim, o usuário de podcast poderá estar sempre com o conteúdo atualizado de sua “radio” preferida.

   O grande essencial do podcast é o fato de que as pessoas podem ouvir quando quiserem, tem como fazer download automaticamente, serviço gratuito e anônimo, entretanto, Geoghegam e Klass (2005) admitem que alguns raríssimos podcasts são pagos, mas estes são de pessoas tentando testar diferentes modelos de negócios. No podcast é possivel falar como quer e sobre o que quiser, mas sempre pensando no público que ira escutar.

Quando se trata de publicidade no podcast é importante lembrar que não é radio, Barbosa Filho (2003), Um anuncio a ser usado em demasia pode irritar a audiência. Portanto, sugere-se que por podcast sejam usados apenas uma ou duas vezes. Já o patrocínio possui características que se encaixam muito bem com o podcast. Segundo Romão (2006) o patrocínio viabiliza o podcast, pois os consumidores irão se identificar com o conteúdo e com o patrocinador.

Sabendo que no podcast o próprio patrocínio pode ser a informação do áudio, as pessoas que seguem uma marca irão ter interesses em saber o que é reproduzido a partir dela. A audiência de um podcast é composta por pessoas que pertencem ao nicho que o anunciante quer atingir, segundo Galant (2006). Sendo assim, não se pode subestimar a audiência, pois provavelmente eles sabem do que o anunciante está falando, ou irão compreender facilmente.

O VDB Cast é o podcast do site Viver de Blog do Henrique Carvalho. São publicações frequentes sobre temas como: marketing digital, produtividade, produção de conteúdo e muito mais. São várias informações importantes em uma conversa casual, fazendo virar fácil de absorver o conteúdo. Além do mais, desperta muita curiosidade sobre os podcasts  a possibilidade de usos diferentes que não tem nada em comum com o que já se foi produzido no rádio ou na TV, fazendo sempre a inovação.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme o apresentado a cima é possível concluir que o trabalho feito teve como objetivo entender como o marketing digital pode entrar nos podcast, por mais que já existem tantos meios nos dias atuais, o recurso vem sendo cada vez mais utilizado e ganhando grande espaço no mercado por ter variedades de conteúdo, logo atingindo vários tipos de culturas.

O podcast traz novos jeitos de produção sonora, expressões culturais e conteúdo sonoro. Fazendo com que de para entender a constante transformação no modo de repassar informações no meio sonoro. E então pensar como o público ira agir diante do que está sendo falado, afinal como dito anteriormente, as chances do ouvinte se interessar pelo conteúdo é alta, pois foi algo que ele mesmo procurou.

Quanto a publicidade no podcast é altamente interessante, os consumidores que são fãs da marca iriam gostar de escutar o que ela tem pra dizer e oferecer, sendo assim um ótimo meio da marca aparecer no cenário do mercado de trabalho através da propaganda. Por fim, é importante reafirmar que a tecnologia é só uma ferramenta para gerar mais interesse e se destacar diante das outras marcas

 

4 REFERÊNCIAS

CASTRO, Alvaro de. Propaganda e mídia digital: a web como grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

CIPRIANI, Ana. Seguir, curtir, compartilhar : [recurso eletrônico] gestão e experiências interativas do consumidor a partir da pirâmide do engajamento. Bluemenau: FURB, 2017

GEOGHEGAM, Michael W. e KLASS, Dan. Podcast solutions: The complete guide to podcasting. New York: Editora Friendsoft, 2005.

GALANT, Gregory. The keys to podcast advertising. 2006, disponível em . Acessado dia 31 de out. de 2009

MUÑOZ, Jesus e TURNER, David. Para os filhos dos filhos de nossos filhos: uma visão da sociedade Internet. São Paulo: Plexus, 1999.

ROMÃO, Daniel Marcondes. O uso de podcast na mídia publicitária. Blumenau: FURB, 2006.


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