O que realmente faz um profissional de SEO e qual a sua importância?

O que realmente faz um profissional de SEO e qual a sua importância?

Para muitas empresas que não tem um conhecimento sobre o mundo do Google, existe uma dúvida muito grande sobre se vale a pena ou não ter um profissional de SEO na empresa, ou até mesmo contratar uma consultoria como a nossa.  Essa dúvida nasce justamente do desconhecimento sobre o que um profissional de SEO faz.

De fato, vale muito a pena ter um responsável só por SEO, porque ele vai garantir que você consiga otimizar tudo que você está fazendo no seu site, ou seja, garantir que vai existir tráfego no seu site, que esse tráfego será engajado e será convertido.

É muito comum terem empresas que investem uma boa grana no desenvolvimento de um site, mas nada em SEO. Ninguém vê esse site incrível que foi feito. Ao mesmo tempo, de nada adianta, por exemplo, você fazer um conteúdo bom para o seu leitor se você não planejou esse conteúdo adequadamente com o SEO, se não fez uma análise de palavras chaves. E você gasta muito tempo fazendo isso.

O que um profissional da área faz?

Um profissional responsável por isso vai ser capaz de fazer um planejamento adequado da sua estratégia de SEO. Vai ser capaz de analisar estruturalmente como está seu site hoje, se ele está seguindo todas as métricas que o Google quer, como, por exemplo, a performance do seu site, a velocidade de seu site, a estrutura de navegação de links.

Ele vai conseguir avaliar também a questão de backlinks do seu site, vai avaliar mês a mês se o seu site ganhou mais referência na internet, se fez um link building adequado.

Com isso ele pode fazer o planejamento, de modo que as estratégias que você fizer sejam bem otimizadas. O profissional da área também é capaz de pegar um conteúdo que já existe no seu site e trabalhar a otimização dele. É normal existirem conteúdos com ótimo potencial mas que não são trabalhados visando uma conversão de clientes.

Um profissional de SEO, além de ser capaz de trabalhar na aquisição de clientes, ou seja, de aumentar o tráfego orgânico do seu site, ele também é capaz de trabalhar internamente a otimização desse conteúdo.

É capaz de fazer com que essa aquisição converta mais clientes para a sua empresa, porque o que acontece muitas vezes na estratégia de SEO é que o profissional consegue atrair gente, mas não consegue reter esses usuários, não consegue gerar engajamento. Isso também é um papel do profissional de SEO.

O profissional de SEO interno é capaz de otimizar muito o seu tempo, porque se você não tiver conhecimento desses assuntos você demora muito tempo para realizar essas tarefas. Será preciso aprender sobre as ferramentas e todas as análises que fazem parte delas. Se você quer um ganho mais rápido em relação a atrair e reter usuários, o caminho é você ter um profissional de SEO dentro do seu site.

Resumo

Apenas para explicitar todas as atividades do profissional, a lista com as atribuições é a seguinte:

  • Elaboração de planejamento SEO
  • Análise estrutural SEO do site
  • Auditoria interna do site
  • Análise e planejamento de Link building
  • Otimização on page
  • Planejamento de palavras chaves
  • Otimização de conversão interna

Existem diversas ouras atividades que são responsabilidades de um profissional de SEO, mas elas vão depender da situação específica de cada empresa. Por exemplo, não listamos aqui as tarefas relacionadas à estratégias de Local SEO.

Aqui no Marketing Profissional, todos são treinados para serem capazes de realizar cada uma dessas atividades, e não só isso, também as realizar para todas as empresas que realizamos consultoria.

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1 Comentário

  1. Muito bom! SEO hoje é fundamental para quer quer resultados de verdade!