Você sabe o que é PBN e como construir uma?

Você sabe o que é PBN e como construir uma?

O que é PBN?

PBN é a sigla de Private Blog Network, que traduzindo seria Rede de Blogs Privados. Essa é uma rede de sites de autoridade usados para construir links para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento dele no Google.

Basicamente, é adquirir domínios expirados com boas métricas e criamos conteúdo para apontar para os nossos sites. Neste artigo você vai aprender como escolher e comprar domínios expirados de alta relevância para os seus projetos. Para você ganhar mais autoridade com o Google, você precisa de ter links (sites apontando para você) com isso o Google vai entender que o seu site é realmente bom e vai melhorar o seu posicionamento.

Porém, link é uma coisa que não está no nosso controle, não tem como você fazer com que outras pessoas mencionem o seu site, e ter menções de outros sites para o seu é muito importante para o Google.  Em uma escala de 0-100% os links têm em média 70-80% de poder no posicionamento, deixando apenas 20-30% para a otimização On-page.

O que faz uma PBN ter força é a autoridade dos domínios, porém criar um site do zero e esperar ele “ficar forte” naturalmente pode demorar meses e até anos. Por isso são utilizados domínios expirados, domínios que no passado foram fortes, já tem links e hoje por algum motivo ele não é mais utilizado.

Como encontrar Domínios expirados?

Existem muitas formas de encontrar domínios expirados. Geralmente as pessoas participam de leilões de domínios para comprarem domínios de qualidade. Eu prefiro seguir outro caminho. Não que eu esteja certo, mas é o que tem funcionado bem pra mim e eu pago bem barato. Cada um faz da forma que achar melhor, então vou apresentar exatamente o que faço.

Além das ferramentas você pode fazer manualmente no site www.expireddomains.net.

PBN

No site, é possível encontrar uma lista de domínios expirados e disponíveis para compra.

O que analisar em um domínio?

Existem muitas métricas que ajudam a fazer um filtro dos domínios, todas as métricas são 100% manipuláveis portanto nenhuma é confiável. O ideal a analisar antes de comprar um domínio expirado são os links, contextualidade e histórico.

Footprints

A vantagem que nós temos perante o Google é que somos humanos e ele não, as ações dele são premeditadas e baseadas em argumentos muitas vezes estáticos. Qualquer indício que fizer o Google desconfiar que os links enviados para o site principal são seus ele vai te denunciar.

Esses indícios são chamados de “Footprints”.

Evite na sua PBN:

  • Usar o mesmo provedor para registrar todos os domínios;
  • Registrar os domínios todos na mesma hora/dia;
  • Usar sempre os mesmos TLDs (Terminações);
  • Utilizar o mesmo hosting para todos os sites;
  • Usar hospedagens baratas;
  • Usar o cloudflare para mascarar IP;
  • Bloquear Bot e Crawlers;
  • Utilizar os mesmos plugins;
  • Utilizar sempre o mesmo layout;
  • Não “parecer” um site de verdade, sem páginas adicionais como (Contato,Home,Quem somos);
  • Não ter perfis sociais;
  • Usar conteúdo duplicado ou conteúdo pobre;
  • Enviar muitos links, não ter postagens naturais sem links para nenhum site;
  • Não ter tráfego;
  • Ter muitos artigos de segmentos diferentes (Saúde,beleza,moda,automotivo);

Conclusão

PBN é o que há de mais moderno em termos de SEO Black Hat os links ainda são muito eficientes e com uma PBN você fica com um arsenal muito forte para poder enviar links.

Porém é uma técnica avançada que exige conhecimento e tempo para poder aplicar sem contar os custos de implantação e manutenção, definitivamente PBN não é a melhor estratégia para quem está começando no mundo do SEO ou ainda não tem um faturamento consistente até porque os resultados da PBN são a médio e longo prazo.

Conheça mais sobre Marketing Digital através do Blog da Marketing Profissional.

PBN

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!