Link Building: O que é e qual a sua importância para seu site

Link Building: O que é e qual a sua importância para seu site

O que é Link Building?

Você sabe o que é Link Building e como ele é importante para gerar tráfego e visitas para seu site? Neste artigo você vai aprender mais sobre o essa ferramenta.

O Link Building é, em resumo, a capacidade de gerar links para seu site. Quando outros sites apontam para seus conteúdos, seu domínio ganha força. Afinal, se vários outros sites possuem referências ao seu, os mecanismos de pesquisa entendem que ele é uma fonte de confiança.

O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites se dá com links de uma página para outra, de um site para outro.

Como o Google avalia os links

Para avaliar o link de uma página à outra, o Google leva diversos fatores em conta, mas os principais são:

a) o contexto em que o link aparece;

b) o texto que aparece no link

c) se o link é dofollow ou nofollow.

Se, por exemplo, algum site muito relevante no setor de educação linkar outra página com a âncora “curso de inglês”, é meio caminho andado para que a página linkada fique bem posicionada para a palavra-chave em questão. Mas se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow” não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, embora possa trazer a visita de pessoas que visualizavam aquela página, o que não deixa de ser importante.

Backlinks

A construção de backlinks é um trabalho difícil e demorado. Afinal, não são todos os sites que tem a capacidade de gerar links positivos. Uma estratégias de link building bem feita deve levar em consideração duas características: a quantidade de backlinks e a qualidade de cada um deles.

Quando for necessário avaliar a quantidade de backlinks, a análise pode parecer simples, afinal, quanto mais links, mais referências seu site possui sendo. Se avaliada de forma isolada, sim, este é o pensamento. Quanto mais vezes uma informação é repetida, melhor sua reputação. Dessa forma, o trabalho de link building deve ser bem executado, e por este mesmo motivo ele acaba sendo demorado. Você não consegue fazer com que centenas de sites citem seu domínio da noite para o dia, principalmente porque a qualidade dessas citações é tão importante quanto o seu número total.

Ao avaliar a qualidade dos backlinks, é preciso avaliar alguns fatores. Cada domínio possui uma reputação junto aos mecanismos de pesquisa, muitas das vezes definida pela repercussão de seus conteúdos. Para que os links de seu domínio aumentem a sua, é necessário que os sites que citam seu conteúdo tenham boa reputação.

Vamos a um exemplo. Você tem uma gráfica, e usa seu site para divulgar sua empresa e publicar conteúdos importantes a seus clientes. Como alguém que se orgulha de ser referência neste mercado, você possui várias outras empresas que confiam em seu trabalho, algumas delas inclusive fazem links a seu site.

Exemplos de links

Entre os sites que fazem link ao seu, temos três exemplos: um site governamental, um site que publica conteúdo adulto e o site de um escritório de advocacia, que começou a atuar no último ano. Como sabemos, através do uso de vários algoritmos, cada um destes sites possui uma reputação junto aos mecanismos de pesquisa. Sendo assim, qual deles irá aumentar sua reputação, e qual deles poderá diminuí-la?

O número de visitas, o tempo no ar e o tipo de conteúdo encontradas em um site afetam diretamente a reputação de seu site. Sendo assim, o site governamental, tem grandes chances de aumentar sua reputação junto ao Google. Ele, além de ser considerado um site respeitável, possui um domínio que gera grandes visitas e está ligado a outros grandes sites do governo, se tornando um grande aliado. Ter um site governamental linkando seu site é uma grande vitória, que pode aumentar sua reputação de forma significativa.

Pelo mesmo motivo, um site de conteúdo adulto poderá diminuir sua reputação. Além de ser considerado menos confiável pelos mecanismos, graças a seu conteúdo sensível, ele pode trazer uma visão negativa ao site de sua empresa. Ter um link em um site como este pode ferir sua popularidade e com certeza será levado em consideração ao ser avaliado pelos mecanismos de pesquisa. Sendo assim, ele não é uma boa opção.

Acesse o blog da Marketing Profissional e saiba tudo sobre Marketing Digital.

link building

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!