3 mitos sobre Freelancers que você deve esquecer hoje

3 mitos sobre Freelancers que você deve esquecer hoje

Ao considerar os motivos para usar (ou não) freelancers na sua estratégia de marketing, você talvez se depare com alguns mitos, que devem ser esquecidos para não atrapalhar sua decisão.

Contar com freelancers para cuidar de um ou mais aspectos do marketing é hoje mais comum do que se imagina. Algumas empresas contratam apenas um ou dois profissionais para cuidar da estratégia completa.

Outras preferem fazer algo similar a uma equipe multidisciplinar, mas apenas com freelancers. Como nos outros modelos, isso exige organização e uma boa escolha dos profissionais parceiros, mas não tem feito sucesso à toa.

O ganho de agilidade, a redução de custos e a solidez de resultados similar a das agências mostram que essa é uma opção viável para executar um planejamento sólido de marketing e vendas.

Mas ainda sim, alguns mitos sobre o trabalho dos freelancers pode impedir donos de empresas de apostarem neles e contratarem uma agência digital. Neste artigo, preparemos 3 deles, e por que não devem ser levados em conta na hora de decidir como vai compor o time que cuidará dos seus esforços de marketing:

1. Falta de profissionalismo

O que garante que uma agência digital vai ter mais profissionalismo que um freelancer? Não dá para dizer que o diferencial seja um contrato, pois ele é importante em qualquer modelo de contratação adotado.

A ideia de que um freelancer não tem o mesmo nível de profissionalismo não passa de mito, até porque muitos freelancers estão acostumados a trabalhar com grandes marcas e até fazem parcerias de longa data com agências.

O que pode prejudicar uma empresa é escolher um profissional sem qualquer informação sobre sua credibilidade ou resultados anteriores.

2. Limitações técnicas

O conceito de que um freelancer não tem a mesma qualificação técnica que os profissionais de agências é outro grande mito. Por quê?

Primeiro, porque não há nada que justifique isso. Muitos profissionais de agência já foram freelancers, outros fazem o caminho inverso, e ainda outros trabalham nas duas modalidades.

Aliás, é mais fácil buscar freelancers para cuidar de uma demanda específica, como uma especialidade difícil de encontrar, do que contratar uma agência para este fim.

3. Falta de controle sobre os resultados

Muitas agências se orgulham bastante de garantir os resultados e de contar com ferramentas que tornam fácil o controle (e apresentação) do progresso.

A mensuração de resultados é, sem dúvida, vital para o sucesso de um planejamento de marketing. Mas não é exclusividade das agências.

Aliás, está cada vez mais simples analisar métricas e indicadores de desempenho e tirar insights valiosos a partir dos dados encontrados.

Isso pode ser feito por um profissional da sua empresa. E o melhor, de forma automatizada para que ele não deixe outras tarefas importantes de lado.

Sendo assim, não precisa se preocupar com a falta de controle só por contratar freelancers. Isso depende apenas de um bom ajuste no dia a dia.

Contrate freelancers para sua empresa agora mesmo no Marketing Profissional. Somos um diretório completo de freelancers para todas áreas do Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!