Marketing de Afiliados: Como utilizar no seu negócio

Marketing de Afiliados: Como utilizar no seu negócio

O que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados é uma relação comercial, em que o Afiliado divulga um produto de um empreendedor ou de uma empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Esse modelo de publicidade é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Produtores que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.

Como o nome já diz, essa ferramenta de divulgação envolve uma rede de parceiros e afiliados na internet, que ajudam a divulgar o seu produto e recebem uma comissão.

Com essa forma de divulgação digital, o benefício é mútuo: o afiliado (ou seja, seu parceiro) deixa o site, blog ou canal mais rentável e ganha novos leitores ao divulgar produtos físicos ou digitais. Já você, vendedor, ganha novos canais para divulgar sua marca, impactar clientes e aumentar as vendas.

Formatos de Afiliados

Um dos formatos mais usados é o Custo por Clique (CPC), em que o afiliado é remunerado a partir dos cliques no banner, link ou e-mail marketing. Cada pessoa que clica representa um valor fixo, estipulado pelo anunciante. Esse formato é indicado para quem quer gerar tráfego para seus canais (no caso dos afiliados) e empresas que buscam visibilidade para o site da marca.

Existem diversos formatos para os afiliados divulgarem seus anúncios. Conheça alguns deles:

  • Link direto: Divulgue links de texto de produtos e serviços em qualquer canal de conteúdo.
  • Cupom: Tenha acesso aos melhores cupons de desconto do varejo on-line.
  • XML. Tenha acesso ao feed de ofertas dos melhores e-commerces do Brasil.
  • Email Marketing: Dispare emails dos principais anunciantes do mercado.
  • Banner: Exiba banners de grandes marcas em seu blog e site.

Perfis

Todo tipo de conteúdo digital pode ser trabalhado na plataforma de Afiliados. Veja alguns dos perfis possíveis para os afiliados:

  • Páginas e grupos em redes sociais
  • Blogs e sites Sites de cupons
  • Cashback
  • Descontos
  • Disparadores de e-mail marketing
  • Comprador de mídia e palavras
  • Comparadores de preço

Como funciona na prática?

Os afiliados divulgam produtos e serviços disponibilizados. Sempre que o consumidor realizar uma compra, que for confirmada pelo anunciante, o afiliado recebe sua comissão:

O mercado de marketing de Afiliados é, nos dias de hoje, um dos mais prósperos em nível mundial. Com cada vez mais empresas e usuários a trabalharem conjuntamente em prol do mesmo objetivo, trabalhar com programas de afiliados tornou-se fundamental, tanto para as empresas que pretendem crescer e gerar mais vendas, como para os blogueiros e editores de conteúdos que procuram uma forma eficaz de rentabilizar seus sites e gerar mais leitores.

Para se iniciar no marketing de afiliados, você deverá, antes de tudo, compreender como funciona cada uma das formas de partilha de receitas e decidir qual aquela que será à escolha mais lucrativa para o seu negócio. Por exemplo: se você tiver um site/blog que gera milhões de pageviews mensalmente, as campanhas por CPM são, claramente, uma oportunidade muito boa.

No entanto, se você trabalha em nichos de mercado que gera, pouco tráfego, os programas por CPA são a melhor opção. Logicamente, cada caso é um caso, e você precisa estudar muito bem os seus projetos antes de decidir promover um determinado produto ou empresa.

Qualquer um dos tipos de afiliados é uma oportunidade de você rentabilizar os seus projetos de uma forma extremamente rentável.

Para saber mais sobre Marketing Digital, acesse o Blog da Marketing Profissional

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