A importância do SEO como ferramenta de marketing digital

A importância do SEO como ferramenta de marketing digital

O marketing digital tem se estabelecido como uma das principais estratégias de posicionamento atuais. Em um mundo cada vez mais tecnológico e integrado, as empresas entendem o papel dessas técnicas de divulgação. A presença no ambiente digital é indispensável.

Para realizar um bom trabalho utilizando essas estratégias, é preciso entender conceitos e técnicas fundamentais. Entre as principais particularidades de desenvolvimento do marketing digital está o Search Engine Optimization (SEO). Quando utilizado como uma técnica de marketing digital, o Search Engine Marketing pode atingir grandes resultados.

Mas afinal, qual a importância do SEO dentro do marketing digital? Para entender, vamos explicar passo a passo como eles funcionam e se relacionam.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de ferramentas que leva o desenvolvimento fundamental de uma organização para o ambiente digital. É uma forma de posicionamento que se alia a necessidades mercadológicas e utiliza da internet para divulgar e impulsionar o conhecimento de uma marca.

Uma empresa que pretende utilizar estratégias de marketing digital tem em mãos uma gama de estratégias disponíveis para estabelecer sua marca.

Como um dos principais objetivos do marketing digital, temos o anseio de criar uma relação com o público-alvo da empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, eventualmente criando uma relação mercadológica e fiel entre as partes envolvidas, o marketing digital propõe variadas estratégias, que podem ser divididas em dois tópicos principais:

  1. Presença digital

Neste tópico, uma empresa que deseja utilizar o marketing digital precisa estar a atenta a sua presença neste ambiente.

A criação de um website, ou aplicativo, é imprescindível para que a marca consiga ter contato com sua rede de clientes no meio digital. Essa é uma forma de se mostrar disponível e permitir que todos possam encontrá-la.

Essa é, talvez, uma das principais ações do marketing digital, pois reconhece os meios online como uma forma de divulgação e de estabelecimento da marca.

  1. Marketing de conteúdo

Nesta ferramenta, complexa por si só, uma marca oferece informação a seu público e potenciais clientes.

Ao criar conteúdo informativo de qualidade, ela educa os usuários de forma simples, e cria um laço de fidelidade e confiança. Além disso, por meio dos assuntos tratados, ela também pode demonstrar os principais motivos pelo quais seus produtos se destacam, e podem ser a solução correta.

O marketing de conteúdo se divide em vários níveis, dependendo principal do estágio em que um cliente se encontra no funil de vendas. O conteúdo, na grande maioria das vezes, é distribuído na forma de um blog. Com uma produção informativa, está é uma maneira eficaz de distribuir artigos úteis ao público interessado, e captar novos clientes em potencial.

Agora que já explicamos o marketing digital, vamos falar do SEO, e como eles podem se relacionar para impulsionar os resultados obtidos.

O que é Search Engine Optimization?

O Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjuntos de estratégias de produção que pretende deixar o conteúdo amigável aos mecanismos de busca.

A análise de SEO é imprescindível, por exemplo, para garantir que uma página tenha uma boa colocação nos resultados obtidos pelo Google, por exemplo. Já a colocação de uma página determina o número de visitas que a mesma recebe, já que os primeiros resultados possuem maior visibilidade e, portanto, mais cliques.

Sendo assim, não é difícil entender porque o SEO é tão adotado pelas empresas. Entre as principais estratégias do SEO, listamos as mais efetivas e utilizadas:

Como fazer o Search Engine Optimization

  • Palavras-chave

Ao Fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca, utilizamos as palavras que queremos encontrar. Sendo assim, estes mecanismos escaneamento sua base de resultados para encontrar os resultados que se adequam a pesquisa feita. Essas palavras são consideradas palavras-chave.

Dessa forma, o SEO se aproveita das palavras chaves para assegurar a precisão do resultado encontrado. Uma página que possui um termo específico e suas variações é entendida como um resultado eficaz para a pesquisa realizada. Essa é uma das principais formas de garantir uma relação amigável com os mecanismos de pesquisa.

  • Otimização de página

Ao criar um site ou páginas na internet, é preciso garantir que ela seja entendida pelos mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, outra das ferramentas do SEO se encontra na estruturação da página, e na forma como os conteúdos da mesma estão dispostos. O título, a meta-descrição e a URL da página são de grande importância para mostrar às ferramentas de busca do que ela se trata.

A edição e organização destas informações dentro do desenvolvimento das páginas da web é fundamental para que elas se tornem otimizadas e consideradas resultados compatíveis com as pesquisas realizadas, garantindo uma melhor colocação nos resultados.

  • Escaneabilidade do conteúdo

Para entender as páginas e seu conteúdo, ferramentas de busca como o Google escaneiam o que lhes é apresentado, e, a partir da informação coletada, decidem a relevância do que foi produzido.

Desta forma, existem técnicas de SEO que trabalhamos a escaneabilidade do conteúdo, ou seja, a capacidade que o mesmo tem de ser entendido pelas ferramentas de pesquisa.

Essa estratégia é obtida ao aliar o uso de palavras-chave e a otimização das páginas, pensando na melhor forma de disposição do conteúdo apresentado.

Entre as principais técnicas, por exemplo, estão a organização hierárquica das informações, o uso de outros elementos de construção (imagens, vídeos) e a facilidade de leitura de um conteúdo, que afetam diretamente no tempo de cada sessão, algo que por sua vez tem uma grande relação com a posição da página nas pesquisas.

Tendo entendido como funcionam estes dois conceitos, podemos passar para o que realmente interessa. Afinal, qual a importância do SEO como ferramenta de marketing digital?

A importância do SEO como ferramenta de marketing digital

A internet é um ambiente imensurável. Com um número tão grande de sites, aplicativos e blogs, a empresa que decidir investir no marketing digital precisa se destacar diante de seu público. E é aí que entra o SEO.

Como discutimos anteriormente, o Search Engine Optimization é a melhor forma de tornar seu conteúdo amigável aos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, é fácil notar o seu papel em uma prática como o Marketing Digital, que utiliza a internet como principal ambiente de desenvolvimento.

Mesmo assim, vamos exemplificar a importância do SEO e suas práticas dentro do marketing digital:

  • Importância do SEO na presença digital

Como discutido anteriormente, possuir um site e páginas sobre seu produto na internet é um primeiro passo crucial para trabalhar as estratégias de marketing digital. Essa é a forma inicial para manter contato com seu publico, e um canal de marketing constante. Mas como o SEO se relaciona a isso?

A resposta é simples: o SEO é imprescindível para otimizar suas páginas e fazê-las atrativas. A organização da informação e do conteúdo, o uso das palavras chave e a hierarquia da informação são importantes para que sua empresa seja encontrada por um número maior de pessoas.

Neste caso, a análise de Search Engine Marketing é um passo fundamental, pois ele afetará diretamente o número de visitantes e sua relação com mecanismos de pesquisa importantes, como o Google.

  • Importância do SEO no Marketing de Conteúdo

Este tópico é, talvez, o mais importante de todos. Como discutido, o marketing de conteúdo é uma estratégia de peso no marketing digital. É uma forma de oferecer valor a seu público e ganhar visibilidade, mas também é uma forma de atrair pessoas. Sendo assim, os mecanismos de busca são seus maiores aliados.

Se alguém está buscando por algo, e você oferece a resposta, você precisa ser encontrado. Não basta que seu conteúdo seja bem feito, se ele não é lido. Ele precisa atrair pessoas, e demonstrar o valor de sua marca.

Neste caso, o SEO é insubstituível, e deve ser trabalhado em todas as suas facetas. O uso de palavras-chave é imprescindível para que seu conteúdo seja encontrado, pro exemplo.

Não há forma de trabalhar o marketing de conteúdo e a produção de textos para blog sem que o SEO seja devidamente desenvolvido. Esta é a sua oportunidade de ser visto e se posicionar, enquanto marca.

Conclusão

O Marketing Digital pode ser a melhor forma de estabelecer seu negócio na nova era da informação. É uma saída que envolve o conteúdo de forma inteligente, e atrai um novo público, que se tornam clientes em potencial. Assim, você passa a lidar com um novo mundo de possibilidades, e tem a chance de desenvolver ainda mais ser negócio. Mas, para isso, você precisa ser encontrado.

A maior importância do SEO no marketing digital é te dar visibilidade. Simples assim. É algo necessário, e que se trabalhado da melhor forma, pode te trazer grandes frutos. Por esse motivo, vale a pena contratar um Analista de SEO para potencializar seus resultados dentro do marketing digital.

Quer saber mais sobre como contratar este profissional? O Marketing Profissional pode te ajudar! Entre em contato e lhe diremos como:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!