Guest Post: Como aumentar o tráfego do seu site através dele

Guest Post: Como aumentar o tráfego do seu site através dele

O Guest Post é uma prática baseada em parceira, que consiste na publicação de conteúdo em blogs e sites parceiros. O dono do site ou blog abre espaço para que o convidado possa fazer uma postagem de artigo ou texto em seu site, para que seus visitantes possam usufruir dessa informação.

Se feito da forma correta, a troca de um guest post pode ajudar ambas as partes envolvidas. Enquanto o convidado pode conseguir atenção para seu próprio blog ou site, citando suas soluções de forma natural através do texto apresentado (sem fazer propagandas diretas), o dono do site também ganha conteúdo de forma simples.

Essa estratégia é muito importante para o marketing digital, e é utilizada como uma forma concreta para obter backlinks, já que seu domínio será citado no site parceiro. Portanto, é preciso escolher de forma correta o lugar onde quer publicar seu conteúdo, para ter certeza que ele pode gerar um aumento na sua reputação.

O Guest Post nada mais é que a prática de escrever e publicar artigos em sites ou blogs de outras pessoas e empresas. O dono da página cede um espaço para que convidados possam promover um conteúdo de qualidade para sua audiência. O autor convidado, por sua vez, pode incluir no texto links que redirecionem para o seu próprio blog.

O que caracteriza um Guest Post?

A princípio, o autor convidado precisa seguir algumas orientações, como manter o padrão de comunicação do blog, escrever sobre temas relacionados, certificar-se de estar realmente oferecendo um conteúdo que será benéfico aos leitores e, claro, identificar-se no começo ou no final do texto.

Fazer um guest post não é escrever sobre si mesmo ou promover o seu próprio produto ou serviço. Você pode até citá-los como exemplo para ilustrar um ponto levantado, mas sem fazer propaganda! Isso pode prejudicar a sua imagem e do blog que hospedou sua postagem.

Por que utilizar o Guest Post?

  • O Guest Post impulsiona sua audiência.

O Guest Post é uma troca e as duas partes podem se beneficiar. Dependendo da reputação do blog e do autor convidado, essa sinergia pode gerar grandes resultados em termos de audiência para ambos.

  • O Guest Post expande a sua rede de contatos

Você ou sua empresa podem começar a formar grupos de contatos valiosos para manter uma regularidade de guest posts. Além disso, os artigos podem ser compartilhados em redes sociais, aumentando a penetração da sua marca nessas plataformas.

  • O Guest Post gera mais influência no mercado

Ao se posicionar como autoridade no assunto para outras pessoas, você aumenta sua influência no segmento e pode até receber outras propostas para criar guest posts em mais blogs — além de virar uma referência diante do público.

Como fazer Guest Post da maneira correta

Agora você já sabe o que é um guest post e já conhece suas vantagens, chegou o momento mais temido por muitos: botar a mão na massa! Conseguir parceiros e começar a trocar guest posts é um dos maiores desafios de quem tem um blog na internet.

Mas não precisa se desesperar! Vamos te mostrar um passo a passo simples que você pode seguir para botar essa estratégia em prática. Vamos lá!

1. Faça uma busca de possíveis blogs parceiros

O primeiro passo para fazer guest posts é achar os blogs que podem fazer parcerias com você. Esta parte é muito importante e deve ser feita com cuidado para que o resto da sua estratégia funcione.

Busque sempre por blogs da mesma área de atuação que o seu site. Gerar vários links é ótimo, mas de nada vai adiantar se os o público do blog não se interessar pelo seu produto.

2. Crie uma planilha de controle

O primeiro passo para procurar parceiros é organizar o trabalho e todos os dados necessários. Uma ótima  ideia é criar uma planilha com algumas colunas básicas que vão te ajudar a fazer isso, como as seguintes:

Nome do blog parceiro;

Endereço do blog;

Autoridade do domínio;

Área de atuação;

Nome e contato do responsável;

Status (se já foi contatado, já respondeu, etc.).

E sempre que você for prospectando os possíveis blogs parceiros, preencha a planilha com as informações correspondentes. Assim, você organiza todo o trabalho e tem registrado todos os blogs que possuem seu site destacado. Liste blogs que você conhece o conteúdo e sabe que são da mesma temática, e depois disso, tente se tornar parceiros deles.

3. Defina seus alvos

A essa altura você já deve ter uma lista considerável de blogs e sites que podem, ou não, aceitar o seu guest post, que ainda nem foi produzido por um motivo muito importante: você precisa primeiro conhecer o site onde você quer publicar antes de escrever para ele.

Algumas ferramentas são boas para conhecer e até, de certa forma, prever o tráfego que será gerado por um guest post em determinado site. Eles dão uma série de informações sobre o domínio que você está pesquisando.

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