Formulários do Mautic: Tudo que você precisa saber para criá-los

Formulários do Mautic: Tudo que você precisa saber para criá-los

Os Formulários do Mautic são um recurso para criação extremamente útil quando você pretende colher informações de contatos que acessam seus conteúdos.

Os Formulários do Mautic são um dos aspectos mais importantes da automação de marketing pois é com eles que serão coletadas as informações que ajudarão a construir o perfil dos seus clientes potenciais. Basicamente, incluímos campos nos formulários tais como nome, telefone, etc. A ideia principal é coletar o máximo de informações possível, sem que seu lead se sinta sobrecarregado.

No Mautic existem dois tipos de formulários: Os formulários de campanha podem ser selecionados como fonte de contatos na construção de uma campanha. Algumas ações de envio podem não estar disponíveis. No caso dos formulários autônomos, eles não estão restritos às campanhas e podem ter todas as ações de envio configuradas diretamente com o formulário.

Criando formulários do Mautic

Criar um Formulário do Mautic é muito simples. Basta ir até Formulários, clicar em “Novo”

Após isso, você terá duas opções “Novo formulário de campanha” e “Novo formulário Autônomo”, na primeira opção, os formulários serão feitos utilizando contatos como fonte de construção da campanha. Já na segunda opção, poderão ser usados formulários independentes e contatos fora da sua lista e as ações de envio serão configuradas diretamente com o formulário.

Se você procura por uma campanha mais simples, pode optar por “Novo formulário Autônomo”, ele ainda possui alguns tipos de templates que podem ser utilizados na criação e personalização da campanha.

Após isso, você irá preencher as informações necessárias para a criação da campanha. Definir um nome para o formulário,  uma descrição, uma URL.

No canto direito, existem algumas informações extremamente necessárias para serem preenchidas e que farão muita diferença no funcionamento da campanha. 

  • Categoria

Você precisa definir a categoria do formulário. Você pode criar uma nova categoria clicando em “Criar uma nova categoria”

  • Publicado

Defina também se o formulário será publicado imediatamente, ou se você prefere cria-lo primeiro e manter como rascunho até que decida quando publicar.

  • Publicado em (data/hora)

Nesta opção você pode agendar um dia e horário pré definido para que o formulário esteja ativado no site.

  • Não publicado em (data/hora)

Você também define se você quer que o formulário não esteja no site em determinada data e hora ou que o formulário seja retirado do ar nessa data e horário.

Modo Kiosk

Essa opção é recomendável que você sempre mantenha marcado como Não. Escolhendo o sim, o Modo Kiosk não acompanha seus visitantes pelo IP. Utilize o modo kiosk quando necessário e somente quando você tem certeza que diversas pessoas usarão o mesmo computador para se cadastrarem na sua lista de contatos. Você poderá ainda utilizar este modo para realizar integrações simples com webhooks sem a utilização da API do Mautic. 

Outro ponto positivo do formulário kiosk é para sua equipe adicionar informações sobre Leads usando o Mautic como CRM sem alterar a atribuição do seu IP ao Lead. A auditoria de mudanças do contato também funciona no modo kiosk.

Estilo da Renderização do Formulário

Você tem a informação de Renderizar. Se você quer um determinado estilo, se você prefere que o formulário seja criado com CSS, escolha a opção Sim.

Os formulários do Mautic podem ser dinâmicos e flexíveis quando se relacionam com a variedade de campos disponíveis, formatação e opções de exibição que você tem. Além disso, você pode selecionar se os formulários serão renderizados com o estilo do Mautic ou com o estilo do seu próprio site. Os formulários com estilo de renderização definido como “Sim”, serão formulários padrões.

Temas

Na opção temas, você tem três temas que podem ser escolhidos. Porém, são temas muito básicos, sendo uma melhor opção não escolher nenhum tema e criar o próprio através do CSS.

Exemplo de formulário que utilizamos no site da Marketing Profissional:

Neste formulário, optamos por um modelo simples e eficaz, e que nos proporciona altos níveis de cadastros de leads. Você também poderá personalizar os formulários de acordo com as cores do seu site e da maneira que quiser, assim irá aumentar a visibilidade dos call to action dos formulários do Mautic.

Para saber mais sobre Formulários, campanhas e tudo o que envolve Marketing Digital, fique por dentro do Blog da Marketing Profissional

Formulários do mautic

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!