Landing Pages: Como criar a Landing Page perfeita para seu site

Landing Page, na tradução, é a página de destino do usuário que vem de uma campanha de e-mail marketing, links patrocinados ou outra oferta. Ela faz parte das estratégias de captação de clientes do Inbound Marketing, é a página de conversão do usuário de visitante em lead e se encontra no estágio “Converter” do funil do Inbound. Esta página é onde o usuário troca suas informações (como e-mail, nome, telefone) por materiais (oferta indireta), testes de produtos, diagnósticos ou pedidos de orçamento de um determinado produto (oferta direta).

Segundo o Hubspot, a Landing Page pode aumentar o número de vendas de uma empresa em até 47%, e quando comparada com uma página normal é possível que o número de conversões aumente para até 80%. Em termos de taxa de conversão, uma boa meta é almejar em torno de 20%, isso significa que 20% do total de pessoas que visitam a página preencherão o formulário correspondente.

Para construir uma Landing Page perfeita, conheça a seguir algumas dicas essenciais de criação de Landing Pages.

 

Landing page

 

Cabeçalho de Landing Page

O cabeçalho de uma Landing Page objetiva explicar de forma clara e concisa a oferta, e para tanto deve ser composto pelo logo da empresa, um título e um subtítulo. O título deve constar o nome do material, para mostrar para os visitantes que material eles estão recebendo. No subtítulo você está comunicando para o visitante como a sua oferta vai ajudá-lo a resolver um problema ou aproveitar a oportunidade.

O cabeçalho é o primeiro elemento que um visitante verá ao acessar sua página, e portanto ele deve compreender a oferta e se sentir interessado. A melhor maneira de resumir como construir um título e um subtítulo que o atraiam é: o título explica o que é a oferta e o subtítulo explica qual o benefício que ela trará para o lead.

Call to Action

Estimule os usuários a adquirir o seu produto com uma chamada. Inclua o tipo de oferta que você está utilizando para que tanto o visitante quanto os buscadores entendam o que é, por exemplo, eBook, modelo, webinar, planilha ou outros materiais. Use também um verbo de ação para direcionar o usuário, como “baixe”, “faça”, “assista”, “acesse” “aproveite agora mesmo”.

Sempre deixe muito claro onde o usuário deve clicar para obter o seu serviço. Quanto mais Call to Action tiver na página, maiores são as chances do usuário clicar e fechar negócios.

Texto

Um bom texto para sua oferta deve ser explicativo, claro e direto, que em 1-3 linhas explique o que é a sua oferta e como ela vai ajudar o negócio do visitante. A seguir, utilize tópicos respondendo as principais dúvidas sobre o conteúdo e um resumo do material, deixando claro para o lead o que ele está adquirindo.

O ideal é deixar as informações mais importantes “acima da dobra da página”, ou seja, que estas informações sejam visualizadas sem que o usuário precise rolar a página. Importante: deixe para “vender” sua empresa em outros momentos, você terá oportunidade de demonstrar os diferenciais da empresa no fundo do funil de vendas.

Formulário

O formulário na página de conversão deve ser um espelho do valor da oferta, tanto na informação que você pedir nos campos do formulário quanto no comprimento do formulário. Quantas informações meu visitante está disposto a preencher para obter este material? A melhor resposta é: tudo depende do estágio que o seu material pertence (topo, meio ou fundo de funil) e também qual a sua complexidade. Em outras palavras, quanto mais valiosa a oferta, mais informações você pode pedir.

Você não deve solicitar dados como nome da empresa, localização, site, número de funcionários, telefone e dados específicos em um formulário de conversão de um eBook de Topo de Funil explicando o que é um determinado serviço, por exemplo. A melhor maneira de compor este formulário seria por nome e e-mail, apenas.

Certifique-se também de que o botão de confirmação seja altamente visível, você pode trabalhar isso ajustando o tamanho e a cor do botão. Botões grandes e com cores contrastantes chamam a atenção do visitante e o instigam a clicar.

Imagens

Uma Landing Page perfeita não é feita somente de textos e formulário, é necessário que tenha também uma imagem ou um vídeo pequeno que mostre o seu produto. Incluir uma imagem ou vídeo ajuda a comunicar visualmente o valor da oferta para os visitantes, já que uma representação visual pode comunicar a oferta muito mais rápido do que o texto explicativo. Para tanto, a imagem deve estar alinhada com o a proposta da oferta e deve ser relevante para o usuário.

Não utilize imagens aleatórias e de baixa qualidade, elas farão com o que valor da sua oferta diminua. O ideal é que a imagem seja uma amostra do que o usuário irá receber ao preencher o formulário. Se você estiver oferecendo um eBook, coloque a capa. Se você estiver oferecendo uma planilha, coloque a imagem da planilha.

Ícones das Mídias Sociais

Adicione botões de compartilhamento das mídias sociais (Google+, Twitter, LinkedIn, Facebook, Pinterest) para permitir que o seu visitante compartilhe com seus amigos nas redes sociais a Landing Page da oferta. Se ele considera o conteúdo relevante e útil, as chances são de que seus amigos nas redes sociais também o considerem e se interessem pela oferta. As recomendações na página também aumentam a credibilidade da oferta e deixam o visitante mais confortável para deixar seus dados no formulário.

Thank You Page

A Thank You page (página de agradecimento) permite que a empresa agradeça ao lead por se inscrever para obter a oferta e também fornece alguma orientação adicional sobre os próximos passos que o lead pode seguir. Apesar da pop-up com uma mensagem de agradecimento ser um bom início, o ideal é que você direcione o seu visitante para uma thank you page para que você possa agradecer e também proporcionar informações adicionais.

Para que o usuário continue no seu site e baixando materiais, coloque outras ofertas na mesma página. Selecione postagens do seu blog sobre o mesmo assunto para incrementar o conhecimento ou então materiais complementares que despertem curiosidade do usuário, desta forma o usuário vai querer permanecer no seu site.

Não basta apenas o esforço para aprimorar o design e a estrutura da Landing Page se você não sabe como os seus clientes vão se comportar ao vê-la. Assim como sua empresa possui diferentes públicos, é importante criar Landing Page diferentes para cada produto de forma que abranja todos esses públicos e também todas as fontes de tráfego. Utilizar o Teste A/B, no qual você cria duas páginas diferentes e as testa para ver qual delas performa melhor pode ser uma boa estratégia.

Uma Landing Page que contenha todos os elementos necessários para melhor compreensão do usuário pode sim aumentar a conversão dos visitantes em leads. Mantenha suas Lading Pages sempre em teste, atualizadas e e alinhadas com seu público, para alcançar o melhor resultado.

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