Como ser um profissional freelancer de sucesso – Marketing Profissional

Como ser um profissional freelancer de sucesso – Marketing Profissional

Seja um profissional freelancer de sucesso

Independentemente de sua profissão, sucesso sempre é e será seu grande objetivo. Para quem trabalha como freelancer, esse objetivo se encontra ainda mais evidente e destacada, porque na ausência de um chefe/patrão, todo o poder de decisão está em suas mãos ser um freelancer de sucesso depende inteira e exclusivamente de você mesmo.

No artigo de hoje vamos refletir um pouco sobre algumas das pequenas coisas que são decisivas na diferença entre um freelancer de sucesso e os restantes…

 Tenha confiança no seu trabalho

Muitas vezes, quando o cliente se apercebe de que o freelancer é pouco confiante, ele acaba aproveitando essa situação para procurar forçá-lo a praticar um preço mais baixo ou a trabalhar sob condições que inicialmente você não estaria disposto a trabalhar.

Mostre seus trabalhos, apresente seu portfólio e mostre ao cliente que ele estará perdendo se não contratar seus trabalhos para a necessidade dele.

Controle a procrastinação

Este é o grande mal que todos os freelancers passam. Sem um supervisor ou algum superior para controlar nosso tempo, muitas vezes acabamos deixando pilhas de trabalho acumulado para trás, o que leva a que por vezes os prazos não possam ser cumpridos.

O cliente está pagando o valor que você pediu. É seu dever entregar o trabalho dele pronto dentro do prazo estipulado (partindo do princípio que o prazo de entrega foi acordado por ambas as partes com antecedência). Se se você quer realmente ter sucesso, tem que passar da procrastinação a uma pessoa proativa e assertiva na gestão de tempo e prazos.

Faça cronogramas semanais

Quando seu nome já estiver consolidado no mercado e tiver muitos clientes, é possível que você se sinta sobrecarregado com tantas responsabilidades. Sendo assim, é preciso fazer cronogramas ou planilhas para planejar sua semana com antecedência e honrar todos os seus deadlines.

Uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo é a calculadora de produtividade para redatores. Com ela, é possível listar todas as tarefas e se organizar melhor para conseguir trabalhar mais em menos tempo, sem perder o seu nível de qualidade.

Além disso, colocar todas as tarefas no papel é importante para definir quais são suas prioridades, focar em uma tarefa de cada vez e evitar o estresse.

Tenha profissionalismo

O freelancer de sucesso não se importa se estão conversando com um potencial cliente ou não, pois faz questão de tratar ambos de forma igualitária e profissional. Mas o que significa se dirigir ao outro com profissionalismo?

Ser profissional implica em deixar os outros saberem o que você é capaz de fazer, deixando claro quem e quando podem contar com sua ajuda. Esses tipos de pessoas sempre cumprem as suas promessas, independentemente dos obstáculos que possam enfrentar pelo caminho.

Com seus clientes, é preciso ser ético e comunicativo — isso vale tanto para o freelancer de sucesso quanto para os novatos. É preciso que eles saibam o que você é ou não capaz de fazer e se você tem capacidade de honrar seus compromissos. Ninguém gosta de ser enganado ou passado para trás com a contratação de qualquer tipo de serviço, especialmente quando pagam por assessoria profissional ou um trabalho de alta qualidade.

Defina metas

Se você é um blogueiro, estabeleça um número mínimo de posts para postar por dia. Se produz conteúdo, defina quantas páginas ou tarefas são suficientes para te manter dentro do orçamento desejado, que deve ser estabelecido com antecedência nos seus planos de negócios.

A definição de metas realistas para alcançar em um dia é fundamental para que você não perca o controle sobre suas produções ou deixe a procrastinação te dominar. Se imprevistos acontecem em um dia, você pode usar o outro como compensação e não abrir mão de seus ganhos.

Conheça a maior plataforma online de profissionais freelancers. O Marketing Profissional é gratuito e reúne profissionais gabaritados a pessoas que precisam de serviços em várias áreas. Cadastre-se agora mesmo gratuitamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!