Como fazer um guest post de qualidade

Como fazer um guest post de qualidade

Os guest posts são aqueles conteúdos publicados em outros portais, com a finalidade de conseguir novos backlinks para seu domínio.

Essa estratégia é feita, normalmente, através de parcerias, quando um blog ou portal abre as portas para que outros atores publiquem seu conteúdo.

O guest post é uma forma interessante de conseguir mais visibilidade para seus conteúdos ou produto, e beneficia ambos os sites envolvidos.

É interessante que o guest post seja feito em websites que tenham alguma ligação com seu próprio produto, ou com o assunto que seu site costuma falar.

Normalmente, ao publicar seu texto em outro blog, você pode adicionar links para sua home, ou alguns de seus produtos, criando um backlink totalmente controlado por você.

Quando você recebe um guest post em seu blog, você também tem grandes benefícios, já que a qualidade do conteúdo apresentado vai trazer bons resultados para seu website.

Para conseguir um bom guest post, é interessante firmar parcerias que se complementam, e que possam trazer bons resultados.

Com isso em mente, vamos falar sobre as principais características do Guest Post:

Contatos para guest post

Para conseguir fazer o guest post, você precisa de contatos. Afinal, para que alguém te ofereça espaço para a divulgação de seus conteúdos, é necessário duas coisas importantes:

  1. Produzir um conteúdo relevante para aquele site;
  2. Ter contatos confiáveis que acreditam no potencial de seu conteúdo.

O principal conceito a ser usado para encontrar contatos interessantes a sua empresa é procurar por sites que possuam um conteúdo complementar ao seu. Por exemplo, se você possui uma empresa que desenvolve aplicativos, continue procurando por contatos que estejam ligados ao mundo a tecnologia. Dessa forma, você terá mais chances de encontrar um público interessado no conteúdo que você tem a oferecer.

Como conseguir contatos

Ao encontrar sites e blogs compatíveis, que você acredita serem capazes de ajudar em sua estratégia de SEM através de Guest Post, você precisa entrar em contato com seus responsáveis, para que possam conversar sobre a possibilidade de enviar seu conteúdo. Para conseguir esses contatos, existem duas formas simples:

1. Formulários e páginas de contato

A maioria dos sites possuem páginas de contato, em que disponibilizam suas informações para o público, juntamente com formulários. Essa é a forma mais simples de conseguir conversar com as pessoas responsáveis por ele. Envie sua proposta ou seus contatos para que possam estabelecer uma forma interessante de parceria relacionada à guest post. Você também pode encontrar e-mails e números de telefones nessa página, e eles também podem te colocar em contato direto com quem importa.

2. Serviços de Whois:

No caso das páginas de contato não estarem disponíveis, ou não possuírem todas as informações necessárias para que você possa conversar sobre sua ideia de realizar o guest post, existem outras alternativas.

Entre as principais formas de descobrir as informações de contato dos responsáveis pelos sites estão os serviços de WhoIs. Eles servem para que você encontre dados de contato dos responsáveis de domínios específicos.  Abaixo, vamos fazer um passo a passo de como conseguir essas informações através de serviços de WhoIs do Registro.br:

1. Acesse https://registro.br/2/whois.

2.Utilize o campo para digitar o endereço do site desejado e clique em ‘Consultar’

3.Você será redirecionado para uma página como a seguinte:

    1. Esta página contém várias informações, como:
    2. Nome do responsável pelo site
    3. E-mail do responsável
    4. País
    5. Data de criação do site

Com essas informações, você consegue entrar em contato com o responsável por aquele domínio. Assim, você garante que está falando com a pessoa certa, e pode negociar e propor formas de trabalhar o guest post.

Conteúdo do guest post

Se você já conseguiu os contatos para conseguir publicar seu guest post, você precisa focar na produção do seu conteúdo. Ao criar textos para outros blogs, você possui duas opções principais, cada uma com suas próprias particularidades. Vamos falar mais sobre elas abaixo:

1. Produção de um novo conteúdo

Se você decidir produzir um conteúdo novo para que seja publicado, você pode adaptar sua forma de produção ao site parceiro. Ofereça um conteúdo que converse com o que já é publicado, ou se ofereça para tirar possíveis dúvidas. Você também pode construir um texto de tutorial ou explicativo, que exponha seu produto como a solução, desde que o texto não seja uma propaganda direta.

De qualquer forma, o conteúdo criado deve continuar interessante e bem formatado, segundo as principais técnicas de SEO. Afinal, ele é um chamariz para seu site. Mesmo que seu interesse seja a construção de um backlink, você deve construir o conteúdo para que ele faça sucesso. Neste caso, o sucesso do blog parceiro também te ajuda.

2. Adaptação de um conteúdo existente

Se você já possui textos de blog prontos, que são pertinentes ao guest post negociado, você pode usá-los, com um único porém: o conteúdo deve ser adaptado de alguma forma.

Os mecanismos de pesquisa diminuem o valor de um conteúdo que é espalhado da mesma forma entre vários sites. Ou seja, não é recomendado que seu texto seja postado em mais de um blog exatamente da mesma forma. Portanto, se quiser reutilizar um conteúdo, você deve adaptá-lo de alguma forma.

Neste trabalho de adaptação, você pode levar em consideração o público que terá contato com seu texto. Mudar alguns títulos e subtítulos também é uma estratégia válida.

Não se esqueça do seu link

A ideia de um guest post, como já discutimos em outros artigos, é conseguir um backlink.

Sendo assim, ao mesmo tempo que você precisa criar um conteúdo de qualidade, você não pode esquecer de inserir os links para sua página e seus produtos.

Lembre-se que, quando discutimos os backlinks, entendemos que existem muitas coisas que melhoras seu valor.

Quando você estiver construindo um texto para guest post, você precisa focar, principalmente, nos seguintes tópicos:

DoFollow

O DoFollow significa que seu link funciona perfeitamente, e direciona para a página correta, sem nenhum problema. Isso é muito importante, pois evita a perda de valor que acontece quando o link gera um redirecionamento.

Portanto, para garantir que suas menções sejam DoFollow, é preciso prestar atenção no link inserido. Somente assim você consegue usufruir da menção gerada. É algo simples, porém essencial, se você deseja bons resultados.

Texto e contexto do link

Os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais avançados. Os algoritmos de análise do Google conseguem, hoje, relacionar a qualidade do texto com sua confiança.

Sendo assim, para que a reputação de seu website seja melhorada, é necessário que os links gerados estejam em um contexto favorável.

Enquanto, há alguns anos, apenas a citação da URL já era suficiente para conseguir resultados, hoje ela passa por uma avaliação do mecanismo de pesquisa. É neste momento que devemos avaliar de forma cuidadosa a forma com que o texto e contexto se relacionam com o conteúdo.

Quando falamos de texto, estamos falando das palavras-chaves diretamente linkadas, ou seja, aquelas que podem ser clicadas. Este texto linkado deve ter relação com a página que aponta.

Exemplo: se você deseja que outros websites apontem para seu texto sobre estratégias de marketing digital, você precisa garantir que o texto linkado tenha palavras relacionadas com o assunto, ex: SEO, conteúdo de qualidade, etc.

Quanto ao contexto, é importante que o link seja inserido em frases de forma orgânica. Quanto mais fluída a inserção de um link dentro de uma frase, maior será o valor daquela menção dentro de sua estratégia de link building.

Portanto, procure conseguir links em páginas que falam de um assunto parecido com o seu. Você tem mais chances de melhorar a sua reputação, e ainda aumenta a possibilidade de conseguir visitas ainda mais qualificadas.

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo é importante para a agregação de valor advinda do link building.

Todos sabemos que a criação de conteúdos de qualidade é extremamente importante para os melhores resultados orgânicos. Sendo assim, o seu conteúdo já possui uma reputação junto ao Google, que ditará sua colocação no ranking de resultados.

Para garantir que um link possa ter o resultado desejado, é importante que seu conteúdo mencionado tenha boa qualidade.

Pense da seguinte forma: cada um dos esforços gera um valor junto aos mecanismos de pesquisa. Se você deseja o melhor resultado possível, deve se esforçar para entregar um bom conteúdo e conseguir um bom backlink.

Se você consegue um link dentro de uma página governamental, mas o conteúdo da página citada não é de qualidade, você pode acabar sem resultados.

É neste momento que outras estratégias de SEM, como o marketing de conteúdo, se conectam. Para conseguir os melhores resultados, é preciso que todas as etapas de sua estratégia possam ser bem construídas.

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