Como fazer a assessoria de imprensa para seus conteúdos

Como fazer a assessoria de imprensa para seus conteúdos

A assessoria de imprensa é uma forma interessante de divulgar seus conteúdos em portais de notícias bastante visitados, trazendo mais visibilidade para seus produtos.

Quando você está trabalhando o link building, o trabalho de uma assessoria de imprensa trás grandes benefícios. Afinal, além de publicar seu conteúdo, você pode conseguir backlinks em sites de grande tráfego.

Sites de notícia e de editoriais possuem boas reputações, e podem ajudar sua estratégia de forma interessante.

O trabalho de assessoria de imprensa consiste em fazer com que seus conteúdos, produtos e serviços, ganhem atenção na imprensa, e sejam divulgados e publicados em veículos de comunicação. Esse tipo de backlink e exposição tem um grande valor, já que conseguem muitas visitas e são responsáveis pela divulgação de notícias.

A forma mais “automática” de realizar a assessoria de imprensa, até mesmo na internet, é contratar uma agência ou empresa que faça este trabalho. Mas, caso seja necessário produzir sua própria estratégia de assessoria de imprensa, você precisa seguir alguns passos. Vamos falar mais sobre eles a seguir:

Press Release: sua principal ferramenta

O Press Release é um documento fundamental para a assessoria de imprensa. É a forma oficial de se comunicar e transmitir as principais informações. É através dele que você irá divulgar suas pautas, com a esperança de alcançar a atenção de algum veículo.

A construção de um press release segue algumas regras. Abaixo estão algumas das principais características de um press release:

O título do press release deve ser escolhido de modo cuidadoso, para que seja impactante e atraia a atenção. Lembre-se de que as pessoas que irão receber esse press release provavelmente recebem vários outros. Mostre que seu assunto é interessante.

O primeiro parágrafo de um press release deve conter um resumo do que o documento se trata, ou seja, suas principais informações. Assim como o título, ele serve para atrair as pessoas para seu assunto. É provável que nem todas as pessoas leiam seus press releases até o final, e por isso você deve atrair a atenção de todos no começo. Dessa forma, você aumenta suas chances.

Existe uma regra simples, quando o assunto é press release: ele deve responder a cinco perguntas simples. Elas são: Quem? O que? Quando? Porquê? Como?

Essas perguntas são responsáveis por dar todas as principais informações ao leitor de seu press release, e sanar quaisquer dúvidas necessárias. Elas são imprescindíveis para que eles decidam se o assunto tratado será transformado em uma pauta. Quem se refere as pessoas envolvidas, ou seja, sua empresa. O que se refere à ação ou produto que é notícia. Quando e porquê se referem ao momento ideal da notícia, e porque este assunto é notícia nesse momento. Como se refere ao motivo por trás dessa notícia – um exemplo é: sua empresa está lançando um produto inovador, e ao desenvolver este tópico, você deve falar sobre como ele é desenvolvido.

O tamanho ideal de um press release é de uma página, nem muito mais, e nem muito menos. Neste espaço, você consegue desenvolver todos os tópicos necessários e garante que a leitura de seu press release não seja cansativa. Siga essas regras e seu press release tem grandes chances de sucesso. Agora, é só enviar para as pessoas certas, e esse é nosso próximo tópico.

Contatos: seus principais aliados

Para que seus esforços com as estratégias de assessoria de imprensa tenham um bom retorno, você precisa fazer com que o seu conteúdo consiga atenção. Para isso, você precisa fazer com que ele chegue na mão das pessoas certas. Para isso, você precisa de bons contatos.

Existem formas interessantes de conseguir contatos, e elas podem ajudá-lo no relacionamento com eles. A rede social LinkedIn é uma boa fonte de contatos profissionais, e pode ser utilizada para essa finalidade.

De qualquer forma, conseguir bons contatos significa investir tempo no crescimento da sua rede de relacionamentos. Você precisa nutrir a relação de sua empresa com a imprensa para que as notícias e links gerados por ela sejam valiosos.

Porém, existe outro caminho para conseguir contatos: falar diretamente com a redação dos sites. Grande parte dos sites de notícias possuem campos de contato ou e-mails destinados a envio de notícias. Se você conseguir criar um bom press release, você pode enviá-lo. Dessa forma, mesmo que não existam contatos pessoais ou nutridos dentro do veículo escolhido, é possível conseguir uma publicação e um bom link. Esse trabalho vai depender principalmente da relevância do seu release, e pode ser o início de um bom relacionamento com a imprensa.

Não se esqueça do seu link

A ideia de um texto publicado na imprensa, como já discutimos em outros artigos, é conseguir um backlink.

Sendo assim, ao mesmo tempo que você precisa criar um conteúdo de qualidade, você não pode esquecer de inserir os links para sua página e seus produtos.

Lembre-se que, quando discutimos os backlinks, entendemos que existem muitas coisas que melhoras seu valor.

Quando você estiver construindo um texto para a imprensa, você precisa focar, principalmente, nos seguintes tópicos:

DoFollow

O DoFollow significa que seu link funciona perfeitamente, e direciona para a página correta, sem nenhum problema. Isso é muito importante, pois evita a perda de valor que acontece quando o link gera um redirecionamento.

Portanto, para garantir que suas menções sejam DoFollow, é preciso prestar atenção no link inserido. Somente assim você consegue usufruir da menção gerada. É algo simples, porém essencial, se você deseja bons resultados.

Texto e contexto do link

Os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais avançados. Os algoritmos de análise do Google conseguem, hoje, relacionar a qualidade do texto com sua confiança.

Sendo assim, para que a reputação de seu website seja melhorada, é necessário que os links gerados estejam em um contexto favorável.

Enquanto, há alguns anos, apenas a citação da URL já era suficiente para conseguir resultados, hoje ela passa por uma avaliação do mecanismo de pesquisa. É neste momento que devemos avaliar de forma cuidadosa a forma com que o texto e contexto se relacionam com o conteúdo.

Quando falamos de texto, estamos falando das palavras-chaves diretamente linkadas, ou seja, aquelas que podem ser clicadas. Este texto linkado deve ter relação com a página que aponta.

Exemplo: se você deseja que outros websites apontem para seu texto sobre estratégias de marketing digital, você precisa garantir que o texto linkado tenha palavras relacionadas com o assunto, ex: SEO, conteúdo de qualidade, etc.

Quanto ao contexto, é importante que o link seja inserido em frases de forma orgânica. Quanto mais fluída a inserção de um link dentro de uma frase, maior será o valor daquela menção dentro de sua estratégia de link building.

Portanto, procure conseguir links em páginas que falam de um assunto parecido com o seu. Você tem mais chances de melhorar a sua reputação, e ainda aumenta a possibilidade de conseguir visitas ainda mais qualificadas.

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo é importante para a agregação de valor advinda do link building.

Todos sabemos que a criação de conteúdos de qualidade é extremamente importante para os melhores resultados orgânicos. Sendo assim, o seu conteúdo já possui uma reputação junto ao Google, que ditará sua colocação no ranking de resultados.

Para garantir que um link possa ter o resultado desejado, é importante que seu conteúdo mencionado tenha boa qualidade.

Pense da seguinte forma: cada um dos esforços gera um valor junto aos mecanismos de pesquisa. Se você deseja o melhor resultado possível, deve se esforçar para entregar um bom conteúdo e conseguir um bom backlink.

Se você consegue um link dentro de uma página governamental, mas o conteúdo da página citada não é de qualidade, você pode acabar sem resultados.

É neste momento que outras estratégias de SEM, como o marketing de conteúdo, se conectam. Para conseguir os melhores resultados, é preciso que todas as etapas de sua estratégia possam ser bem construídas.

Como criar um conteúdo de qualidade

Fazendo a Assessoria de Imprensa na prática

Para uma empresa nova no mercado, pode ser difícil construir uma boa rede de contatos.

Neste momento é interessante pensar na contratação de serviços de assessoria. Eles podem ajudar no aumento da reputação de seu domínio ao publicar seus conteúdos exclusivos em sites parceiros

Entre os principais serviços de assessoria para publicação, temos o Dino.

O Dino é uma plataforma e publicação de releases para imprensa que avalia e distribui o conteúdo criado em até 150 portais.

A única necessidade, ao utilizar essa plataforma, é contratar um profissional que entenda da construção de releases e textos jornalísticos.

Você pode encontrar esses profissionais em nossa plataforma, que conta com os melhores freelancers da produção de marketing digital.

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