Como criar um conteúdo de qualidade

Como criar um conteúdo de qualidade

A busca pelos resultados digitais é grande. Boa parte se deve a uma boa estratégia de marketing digital, que depende da criação de um conteúdo de qualidade.

Se você está desenvolvendo um blog para sua marca, ou trabalha como redator freelancer, deve saber o quanto a criação de bons conteúdos é fundamental.

Afinal, as marcas estão querendo ganhar o topo do Google, e todos os benefícios que isso traz.

Como criar um conteúdo de qualidade

Mas, para conseguir bons resultados, é preciso entender sobre a estrutura do conteúdo que você está criando. Com isso, você consegue um conteúdo que será facilmente encontrado nas pesquisas dos usuários, trazendo mais visitas e chances melhores de conversão.

Trouxemos este artigo para te ajudar a entender a jornada de desenvolvimento de um conteúdo de qualidade, e como ele pode ajudar a conseguir os melhores resultados

Definição: o que é conteúdo de qualidade?

Essa é a pergunta que não quer calar.

Em resumo, o conteúdo de qualidade é aquele que alcança os objetivos principais da empresa, e que ajuda os leitores a obter as informações que buscaram.

Um conteúdo tem contato com três fatores principais: a empresa/blog em que é publicado, o público que atinge e os mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, para criar um conteúdo de qualidade, é necessário conhecer o que cada um desses fatores pede de seu texto.

Vamos explicar ainda mais:

Quando falamos da empresa/blog que publica o conteúdos, falamos do resultado esperado e mensurável. Sendo assim, um conteúdo de qualidade é aquele que cumpre o solicitado. O intuito do conteúdo pode ser conseguir mais visitas, mais assinantes, mais leads ou mais vendas.

Quanto ao público, o conteúdo considerado de qualidade é aquele que oferece todas as informações necessárias. Quando alguém encontra seu texto, ele quer respostas. Um conteúdo bem estruturado oferece todas elas de forma clara, o que satisfaz os leitores.

E, por fim, temos que levar em consideração os mecanismos de pesquisa. Afinal, um conteúdo de qualidade só vai atingir o topo das pesquisas se for bem analisado por estes mecanismos. Sem uma boa avaliação, é impossível que seu conteúdo alcance o público, e muito menos os resultados esperados pela empresa.

A adequação de um conteúdo para os mecanismos de pesquisa faz parte das estratégias de SEO, e vamos falar mais sobre elas agora:

As principais características de um conteúdo de qualidade

O Search Engine Optimization, ou SEO, envolve um conjunto de estratégias para melhorar a relação de seu site com os mecanismos de pesquisa. Através dessas estratégias, seu site consegue melhores resultados. Este é o foco de todas as empresas que se aventuram no mercado digital.

Quando falamos da construção de um conteúdo de qualidade, precisamos cuidar da relação do mesmo com os mecanismos de pesquisa. Só assim é possível atingir o desejado primeiro lugar no Google.

Abaixo estão alguns tópicos que devem ser trabalhados cuidadosamente no desenvolvimento de um conteúdo de qualidade.

Tamanho do texto

Este tópico é um dos primeiros que você deve entender, caso trabalhe com redação.

O tamanho de um texto pode ajudar o desempenho de seu conteúdo. Afinal, um texto maior e mais detalhado traz mais informações. Assim, o Google considera que textos mais completos são mais interessantes para o público, e tende a colocá-los em melhores colocações nos resultados.

Mas, ao mesmo tempo, é importante que as informações do texto sejam relevantes.

Sendo assim, não adianta construir um texto muito grande, mas que não oferece as informações desejadas. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, como o Google, são capazes de perceber quando um texto não cumpre aquilo que se propõe.

Por este motivo, existem textos relativamente pequenos que se encontram na primeira página do Google. Isso se dá principalmente por dois fatos:

1. As informações pesquisadas são facilmente encontradas no texto;
2. O site que o publicou possui grande relevância e autoridade no assunto.

De qualquer forma, quando você está trabalhando um texto de blog, você pode encontrar assuntos interessantes e extensos. Não tenha medo de explorá-los de forma detalhada, já que isso pode melhorar as chances de uma boa colocação nas pesquisas.

Quando o assunto é marketing digital, os textos dos maiores portais possuem um conteúdo com mais de 2000 palavras.

Além de ajudar os leitores com o maior número de informações possíveis, conteúdos mais extensos melhoram o tempo médio de cada sessão. Vamos falar mais sobre como isso ajuda no ranqueamento mais tarde.

Uso de imagens

O uso de imagens é importante para um conteúdo de qualidade.

As imagens podem oferecer um grande número de informações de forma mais simples. Isso atrai mais os leitores, e simplificam o entendimento daquilo que está sendo tratado no texto.

O Google e os outros mecanismos de pesquisa valorizam o uso de imagem nos textos, quando avaliam sua adequação.

Sendo assim, é interessante que você considere adicionar imagens nos textos de blog que você está criando.

Além disso, as imagens também podem facilitar o uso das palavras-chave, utilizando o alt text.

O alt text, ou “texto alternativo”, é uma ferramenta que ajuda os mecanismos de pesquisa a “escanear” as imagens de uma página. Sendo assim, eles conseguem entender do que se tratam, e relacionar com os assuntos corretos.

Além disso, o alt text serve como alternativa para quando as imagens não podem ser exibidas. Nestes casos, esses textos são exibidos em seu lugar.

É interessante, como estratégia de SEO, adicionar palavras-chaves ao alt text, para melhorar a associação do conteúdo com o assunto tratado.

Organização hierárquica

Outra coisa importante para se levar em consideração ao criar um conteúdo de qualidade é a forma como ele é organizado.

Para que os mecanismos de pesquisa consigam escanear as informações de forma mais fácil, é importante que toda a informação siga um padrão hierárquico.

Através deste padrão, é possível dar mais importância e relevância a certos assuntos. Além disso, a organização hierárquica do texto pode trazer ainda mais facilidade de compreensão para os leitores, algo fundamental em um conteúdo de qualidade.

Abaixo, temos duas formas principais de organização hierárquica usadas na construção de conteúdos de qualidade.

Headings

Os headings, ou títulos, são utilizados para organizar as informações do texto.

Esta tática consiste em agrupar cada assunto citado em títulos e subtítulos, como fizemos nesse conteúdo.

Dessa forma, os leitores sabem exatamente o que esperar de cada seção de seu texto, e se sentem mais atraídos por ele.

Além disso, os mecanismos de pesquisa procuram pelas tags de título ao escanear seu conteúdo, para avaliar a organização da informação.

Elas são identificadas através das tags <h1>, <h2>, <h3>, etc. Através delas, é possível organizar a hierarquia das informações.

Listas

As listas são ferramentas interessantes na construção de um conteúdo de qualidade.

Ao apresentar as informações no formato de lista, o leitor se sente mais atraído ao texto, e consegue se manter mais atento às informações apresentadas.

Além disso, a organização por listas é hierárquica por natureza, e de fácil entendimento. Mais uma vez, é uma estratégia que beneficia o leitor, que sabemos ser um dos pilares importantes na construção de um conteúdo de qualidade.

Organização da informação

A organização da informação é utilizada, junto com a hierarquia, para manter a atenção dos leitores e ajudar os mecanismos de pesquisa a entenderem o conteúdo apresentado.

Os tópicos abaixo, quando trabalhados da melhor forma, são responsáveis por melhorar os resultados de um conteúdo. Eles também podem ser utilizados para ditar sua qualidade.

Escaneabilidade

Trabalhar a escaneabilidade de um texto é essencial para garantir a atenção dos leitores.

Esse tópico se resume na forma como o conteúdo é apresentado, focando na clareza e na facilidade.

Algumas das principais dicas para melhorar a escaneabilidade e leitura de seus textos são:

  1. Utilize o alinhamento à esquerda. Apesar de textos centralizados parecerem esteticamente interessantes, os textos alinhados à esquerda facilitam a leitura.
  2. Use frases curtas. Os leitores precisam conseguir suas informações de forma rápida. Sendo assim, não crie frases muitos logas. Alguns softwares que analisam o SEO de textos, como o Yoast, indicam frases de até 20 palavras.
  3. Tenha parágrafos curtos. Seu leitor ficará terá mais ânimo ao encontrar parágrafos com poucas frases. Blocos muito extensos podem criar uma impressão negativa, principalmente em textos extensos.
  4. Use subtítulos. Como já dissemos antes, a separação por subtítulos ajuda na organização hierárquica da informação. Além disso, elas também ajudam os leitores a encontrarem os assuntos preferidos. É ideal que a quantidade de palavras abaixo de cada subtítulo não ultrapasse 300.

Negrito e itálico

Essa prática tem funções tanto estéticas quanto de SEO.

O uso de negrito e itálico para colocar ênfase em frases ou palavras ajuda a manter a atenção do leitor, e mostra o que realmente importa.

Assim, quando um leitor se depara com uma expressão em negrito, ele sabe que ela tem grande importância para o conteúdo.

Os mecanismos de pesquisa também funcionam dessa forma. Eles são capazes de mapear os termos que estão enfatizados pelo negrito e pelo itálico, e isso ajuda a entender o conteúdo.

Além disso, um valor maior de organização é atribuído quando as palavras-chaves do texto estão em negrito.

É importante considerar o uso dessas ferramentas visuais na construção de um conteúdo de qualidade.

Links internos e externos

Os links internos e externos tem uma função importante na reputação de seu conteúdo, e de seu site ideal.

Ao utilizar um link externo, o mecanismo de pesquisa entende que outras fontes foram utilizadas para a construção do conteúdo.

Se o seu texto cita sites com grande reputação, o Google acaba por associar o site ao seu conteúdo. Isso é algo considerado, quando os mecanismos de pesquisa analisam os textos.

O uso de links internos, ou seja, aqueles que apontam para conteúdos do seu próprio site, também é importante.

Ao fazer referência a outras páginas de seu site, você cria um sistema interno de menções. Você pode utilizá-lo para ajudar os leitores a encontrarem outros textos ou páginas interessantes, por exemplo.

Além disso, a linkagem interna é capaz de melhorar seu nível de autoridade sobre os assuntos citados.

Essa também é uma prática bastante recomendada na criação de conteúdos de qualidade, segundo as estratégias de SEO.

Uso da palavra-chave

Para quem deseja ter um texto no topo do Google, essa é, talvez, a parte mais importante.

Se você deseja relacionar seu texto a um termo de pesquisa, é imprescindível que você o utilize ao longo do conteúdo.

Essa é a forma mais simples de mostrar aos mecanismos de pesquisa do que o texto se trata.

Assim, quando as pessoas utilizarem esse termo de pesquisa, o Google consegue entender que você está tratando dele.

As palavras-chave são termos de pesquisa relacionados àquilo que você deseja tratar.

Elas devem ser repetidas diversas vezes durante a construção do seu conteúdo de qualidade.

A taxa de repetição recomendada é entre 0.5% e 2.5%. Assim, os mecanismos de pesquisa conseguem identificar o uso das palavras, sem considerar uso abusivo.

Afinal, as palavras-chave devem ser utilizadas dentro de um contexto. Os algoritmos do Google conseguem diferenciar quando uma palavra é utilizada sem nenhuma utilidade, e isso pode diminuir a avaliação do seu texto.

Se você quer ser autoridade em um assunto, e estar em primeiro lugar no Google, deve prestar atenção nessa etapa.

Sem um trabalho bem feito, você falha ao relacionar seu conteúdo aos termos desejados.

Meta-descrição

A meta-descrição é o texto que aparece diretamente abaixo do título de uma página, os resultados de pesquisa.

Elas servem para dois objetivos principais:

Primeiramente, este texto pode ser um resumo do conteúdo que você está prestes a apresentar. Eles pode ser usado para contextualizar o leitor, e fazê-lo clicar em seu link.

Assim, você consegue convencê-lo que seu texto possui a resposta que eles procuram.

Além disso, eles também servem como uma função do SEO. É interessante acrescentar as palavras-chave  na sua meta-descrição, para que os mecanismos de pesquisa possam relacionar seu conteúdo com elas.

Assim, você tem mais uma forma de criar um conteúdo de qualidade para seus leitores que também é otimizado para as buscas.

Otimização do tempo na página

Uma outra forma de melhorar a reputação de seu domínio, e de seus conteúdos, é aumentar o tempo médio de cada sessão.

O tempo médio de sessão é contado a partir do momento que conteúdo é aberto, até a hora que é fechada.

Os mecanismos de pesquisa consideram que, quanto mais tempo um leitor passar em um conteúdo, mais interessantes e útil ele é.

Sendo assim, como o Google quer apresentar os melhores resultados, ele avalia de melhor forma aqueles conteúdos que possuem maior tempo médio de sessão.

Essa avaliação também ajuda na construção de reputação de seu domínio como um todo.

Além do tamanho do conteúdo, que ajuda a manter os leitores por mais tempo nas páginas, temos as seguintes estratégias:

Uso de exemplos

O uso de exemplos é interessante para facilitar o entendimento dos textos.

Com eles, você gera ainda mais utilidade para seus leitores, criando um conteúdo que os agrada.

Além disso, o uso de exemplos é capaz de prender a atenção dos mesmos. Isso faz com que eles passem mais tempo em sua página, pois se sentem atraídos ao conteúdo.

Afinal, um conteúdo de qualidade é claro e detalhado.

Uso de vídeos

O uso de vídeos é uma estratégia interessante para capturar a atenção dos leitores.

O conteúdo em vídeo pode facilitar o entendimento do que você pretende apresentar. Além disso, você oferece uma nova forma de interação com seu conteúdo dando ainda mais valor ao que você produziu.

Vídeos, assim como imagens, são capazes de comprimir um grande número de informações em elementos visuais. Isso pode fazer com que seu conteúdo se torna ainda mais rico e interessante.

Quanto mais fontes de informação você oferecer em sua página, mais tempo o visitante passará em seu site.

Sendo assim, o uso de vídeos explicativos, que estendem o conhecimento dos leitores sobre o assunto, é bem interessante.

Essa estratégia pode ser responsável pela melhoria de suas estratégias de SEO, e da reputação de seu domínio.

Aprenda com os melhores

Estar no mundo digital pode ser confuso. Afinal, seu conteúdo pode acabar perdido em meio a muitos outros.

Mas, se você quer atingir o primeiro lugar no Google, e conseguir bons resultados, você deve ser melhor que a concorrência.

É fundamental que, ao criar um conteúdo de qualidade, você estude as páginas que você pretende superar

Através desse estudo, você entende o que levou aquela página ao topo das pesquisas, e pode criar uma estratégia para superá-la.

Você não pode se esquecer, porém, que seu conteúdo deve ser útil e relevante.

Portanto, contrate os melhores profissionais de produção de conteúdo, e colha os frutos de uma estratégia bem estruturada.

Se você deseja encontrar profissionais capacitados na produção e redação de conteúdo de qualidade, você está no lugar certo.

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