O QUE É AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

A Automação de marketing é uma forma de automatizar processos de relacionamentos com seus contatos (leads) e oferecer todas as informações necessárias para avançarem até o momento da compra, fazendo assim com que seja um importante aliado na estratégia do marketing digital.

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online. Entender o interesse do lead, o estágio da compra, e proporcioná-lo todas as informações que ele precisa em determinado momento, tudo isso de maneira automatizada.

De uma foma bem resumida, a automação de marketing se refere a softwares que têm o objetivo de automatizar o marketing da sua empresa. Ele foi criado para ajudar o seu time de marketing a realizar as tarefas que são mais importantes, tudo isso de uma forma mais organizada e eficiente.

A Automação de marketing procura otimizar os esforços que sua equipe de marketing já faz, deixando os processos mais rápidos, sem prejudicar a produção de conteúdo da sua equipe.

POR QUE UTILIZAR A AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

Um dos principais objetivos da automação de marketing é poupar tempo com tarefas que são consideradas repetidas e utilizar o tempo para a realização de outras tarefas mais importantes, sendo assim um grande aliado na sua produtividade.

Você poderá otimizar a forma como são realizadas as tarefas e qual o estilo de post que será utilizado, tudo isso sem ter que se preocupar em se lembrar de publicar o post.

Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já sejam Automação de Marketing em sua forma plena. Mas essas são só ações simples e estão muito abaixo do que consideramos uma Automação de Marketing efetiva.

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.

É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.

MENSURAÇÃO

Para garantir que suas ações de marketing digital gerem os resultados esperados por sua empresa, é preciso mais do que simplesmente acompanhar as métricas e acessos em sua página ou as interações nas redes sociais, é importante executar uma série de estratégias como a criação de landing pages, o envio de e-mail marketing e o controle dos leads gerados em suas campanhas.

O sucesso do marketing depende cada vez mais da capacidade de abordar o consumidor de forma segmentada. Uma das premissas do novo ambiente empresarial é buscar a personalização, tanto na comunicação quanto na oferta de produtos e serviços.

Porém, é impossível cumprir essa missão sem entender o comportamento e os hábitos de consumo. Felizmente, a tecnologia evoluiu a passos largos e a Marketing Profissional têm à disposição serviços para mapear praticamente 100% das reações do público.

Fazer o monitoramento em tempo real é uma importante vantagem para qualquer negócio. Dessa forma, é possível ter um tempo hábil para realizar os ajustes necessários, assim como interagir com o consumidor para aperfeiçoar as abordagens.

CARACTERISTICAS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING

AUTORESPONDER

A forma mais básica de Automação de Marketing são os autoresponders. O que eles fazem basicamente é enviar uma série de emails pré-programados de forma automatizada. Ou seja, quando um visitante realiza uma ação (como se inscrever para receber novidades ou fazer download de um eBook), a ferramenta dispara um fluxo de nutrição automático. Quem se inscreveu, então, começa a receber esses e-mails programados, com um intervalo de tempo entre eles.

 

LISTA DINÂMICA

Para começar a trabalhar com mais inteligência os autoresponders foram criadas as listas dinâmicas. Dessa forma, se o Lead ainda está pesquisando de forma básica sobre o assunto, é enviada uma sequência de emails com informações e conteúdo mais simples para ele se familiarizar.

Se ele já se encontra num estágio mais avançado de compra (faz testes da ferramenta ou compara soluções), uma outra sequência de emails bem mais específica é disparada. Essa evolução permitiu entregar a mensagem certa no momento certo.

Essas listas começam a analisar mais características do Lead e entender em qual estágio de compra ele se encontra. A partir dessa informação, é possível enviar um fluxo de emails específico e mais adequado.

WORKFLOW COMPLETO

O estágio mais avançado (e atual) da Automação de Marketing são os workflows. Além de tudo que foi descrito nas listas dinâmicas, os workflows ainda evoluíram em dois aspectos muito interessantes: Mudança automática de fluxos de nutrição, e interação com leads além do Email

 

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Podemos dizer que o Marketing Digital é uma completa ferramenta de vendas, que guia o consumidor por toda sua jornada de compra, para que o vendedor tenha o mínimo de trabalho nesse quesito, estando ele preparado para que cada consumidor tenha uma experiência de compra única.

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