As melhores estratégias de SEO

As melhores estratégias de SEO

O Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de estratégias de otimização de seu website, com a finalidade de melhorar a relação os mecanismos de pesquisa, como o Google.

Através das estratégias de SEO, você busca posicionar seu site as melhores posições das pesquisas orgânicas.

Como sabemos, os primeiros resultados de uma pesquisa no Google são os que ganham mais visitas.

Portanto, qualquer empresa que deseja se posicionar no mercado digital, buscar atingir o topo do Google.

O Search Engine Optimization é a melhor forma de conseguir essa façanha.

Essas estratégias de SEO podem ser complicadas, e são divididas em várias categorias que podem aumentar ou diminuir a sua reputação junto aos mecanismos de pesquisa.

Como utilizar as estratégias de SEO

Para fazer o Search Engine Optimization, você precisa entender as principais características que envolvem essas estratégias de SEO.

Assim, você pode criar uma estrutura de trabalho que facilita o desenvolvimento de conteúdo de qualidade para seu website.

através desse conteúdo, é necessário aumentar sua reputação junto aos mecanismos de pesquisa.

Vamos falar mais sobre as principais características do Search Engine Optimization, e se dividir entre duas etapas: on-page e off-page

As estratégias de SEO on-page

O SEO on-page diz respeito a todos os esforços de Search Engine Optimization, presentes na página de cada conteúdo.

Cada página de seu website deve conter certas práticas importantes do SEO,  a serem analisadas da melhor forma pelo Google.

As estratégias do SEO on-page devem estar presentes arquitetura do código de sua página, até hierarquia do texto apresentado nela.

Abaixo, vamos dar detalhes sobre as principais práticas para o desenvolvimento de um SEO on-page completo:

HTML

A estruturação do código de construção do seu website conta bastante para avaliação dos mecanismos de pesquisa.

Se você deseja e seu domínio seja relacionado a uma pesquisa específica, é necessário que seu código html reflita essa necessidade.

Portanto, antes de tudo, seu código deve ser facilmente entendido pelos mecanismos de pesquisa, e deve refletir os principais conteúdos relacionados a sua empresa.

Além disso, uso de tags com as palavras chaves e descrições é fundamental para a avaliação de seu domínio.

Preze pelo desenvolvimento de um portal bem estruturado.

Afinal, o Google não dá espaço para sites mal organizados ou mal feitos.

Se você deseja aparecer na primeira página do Google, procure uma empresa de desenvolvimento de websites e entenda da relação do SEO com a criação do código de seu portal.

Headings

Os headings, ou títulos, são utilizados para organizar as informações do texto.

Esta tática consiste em agrupar cada assunto citado em títulos e subtítulos, como fizemos nesse conteúdo.

Dessa forma, os leitores sabem exatamente o que esperar de cada seção de seu texto, e se sentem mais atraídos por ele.

Além disso, os mecanismos de pesquisa procuram pelas tags de título ao escanear seu conteúdo, para avaliar a organização da informação.

Elas são identificadas através das tags <h1>, <h2>, <h3>, etc. Através delas, é possível organizar a hierarquia das informações.

Palavras-chave

Para quem deseja ter um texto no topo do Google, essa é, talvez, a parte mais importante.

Se você deseja relacionar seu texto a um termo de pesquisa, é imprescindível que você o utilize ao longo do conteúdo.

Essa é a forma mais simples de mostrar aos mecanismos de pesquisa do que o texto se trata.

Assim, quando as pessoas utilizarem esse termo de pesquisa, o Google consegue entender que você está tratando dele.

As palavras-chave são termos de pesquisa relacionados àquilo que você deseja tratar.

Elas devem ser repetidas diversas vezes durante a construção do seu conteúdo de qualidade.

A taxa de repetição recomendada é entre 0.5% e 2.5%. Assim, os mecanismos de pesquisa conseguem identificar o uso das palavras, sem considerar uso abusivo.

Afinal, as palavras-chave devem ser utilizadas dentro de um contexto. Os algoritmos do Google conseguem diferenciar quando uma palavra é utilizada sem nenhuma utilidade, e isso pode diminuir a avaliação do seu texto.

Se você quer ser autoridade em um assunto, e estar em primeiro lugar no Google, deve prestar atenção nessa etapa.

Sem um trabalho bem feito, você falha ao relacionar seu conteúdo aos termos desejados.

Uso de negrito e itálico

Essa prática tem funções tanto estéticas quanto dentro das estratégias de SEO.

O uso de negrito e itálico para colocar ênfase em frases ou palavras ajuda a manter a atenção do leitor, e mostra o que realmente importa.

Assim, quando um leitor se depara com uma expressão em negrito, ele sabe que ela tem grande importância para o conteúdo.

Os mecanismos de pesquisa também funcionam dessa forma. Eles são capazes de mapear os termos que estão enfatizados pelo negrito e pelo itálico, e isso ajuda a entender o conteúdo.

Além disso, um valor maior de organização é atribuído quando as palavras-chaves do texto estão em negrito.

É importante considerar o uso dessas ferramentas visuais na construção de um conteúdo de qualidade.

Links internos e externos

Os links internos e externos tem uma função importante na reputação de seu conteúdo, e de seu site ideal.

Ao utilizar um link externo, o mecanismo de pesquisa entende que outras fontes foram utilizadas para a construção do conteúdo.

Se o seu texto cita sites com grande reputação, o Google acaba por associar o site ao seu conteúdo. Isso é algo considerado, quando os mecanismos de pesquisa analisam os textos.

O uso de links internos, ou seja, aqueles que apontam para conteúdos do seu próprio site, também é importante.

Ao fazer referência a outras páginas de seu site, você cria um sistema interno de menções. Você pode utilizá-lo para ajudar os leitores a encontrarem outros textos ou páginas interessantes, por exemplo.

Além disso, a linkagem interna é capaz de melhorar seu nível de autoridade sobre os assuntos citados.

Essa também é uma prática bastante recomendada na criação de conteúdos de qualidade, segundo as estratégias de SEO.

Alt text

O alt text, ou “texto alternativo”, é uma ferramenta que ajuda os mecanismos de pesquisa a “escanear” as imagens de uma página. Sendo assim, eles conseguem entender do que se tratam, e relacionar com os assuntos corretos.

Além disso, o alt text serve como alternativa para quando as imagens não podem ser exibidas. Nestes casos, esses textos são exibidos em seu lugar.

É interessante, como estratégia de SEO, adicionar palavras-chaves ao alt text, para melhorar a associação do conteúdo com o assunto tratado.

Estratégias de SEO off-page

O SEO off-page  é o conjunto de estratégias de search Engine optimization e parte fora da página de conteúdo..

Em resumo,  essas estratégias são liberadas pelo link building, foca na geração de backlinks em outros websites, capazes de aumentar a reputação do domínio que está sendo trabalhado.

Essas estratégias também são ligadas ao Search Engine Marketing, ou SEM.

Search Engine Marketing: tudo sobre SEM

De certa forma se completam para melhorar os resultados de um blog ou site institucional.

Vamos falar mais sobre as estratégias de SEO off-page através dos Tópicos abaixo:

Link building

O link building é uma forma de fortalecer o domínio de sua empresa ou blog. Assim, as ferramentas de pesquisa, como o Google, podem reconhecer seu site como uma boa fonte de conteúdo.

O termo “link building”, significa “construção de link”, ou seja, os esforços para construir reputação de sua URL ou domínio junto às máquinas de busca.

Essa estratégia de SEM é muito utilizada porque facilita o reconhecimento de conteúdos de qualidade. Quando um domínio possui uma boa reputação, ele consegue melhores resultados orgânicos nas pesquisas, por ser considerado um website de confiança.

De forma resumida, o link building leva em consideração o número de links que apontam para o seu site. Ou seja, quanto mais links apontarem para seu site, maior a reputação de seu domínio junto ao Google.

Link Building: o que é

Guest Post

Os guest posts são aqueles conteúdos publicados em outros portais, com a finalidade de conseguir novos backlinks para seu domínio.

Essa estratégia é feita, normalmente, através de parcerias, quando um blog ou portal abre as portas para que outros atores publiquem seu conteúdo.

O guest post é uma forma interessante de conseguir mais visibilidade para seus conteúdos ou produto, e beneficia ambos os sites envolvidos.

É interessante que o guest post seja feito em websites que tenham alguma ligação com seu próprio produto, ou com o assunto que seu site costuma falar.

Normalmente, ao publicar seu texto em outro blog, você pode adicionar links para sua home, ou alguns de seus produtos, criando um backlink totalmente controlado por você.

Quando você recebe um guest post em seu blog, você também tem grandes benefícios, já que a qualidade do conteúdo apresentado vai trazer bons resultados para seu website.

Para conseguir um bom guest post, é interessante firmar parcerias que se complementam, e que possam trazer bons resultados.

Como fazer um guest post de qualidade

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é uma forma interessante de divulgar seus conteúdos em portais de notícias bastante visitados, trazendo mais visibilidade para seus produtos.

Quando você está trabalhando o link building, o trabalho de uma assessoria de imprensa trás grandes benefícios. Afinal, além de publicar seu conteúdo, você pode conseguir backlinks em sites de grande tráfego.

Sites de notícia e de editoriais possuem boas reputações, e podem ajudar sua estratégia de forma interessante.

Existem várias formas de trabalhar a assessoria em sua estratégia de link building. Uma delas é utilizar sites e plataforma de publicação, como o Dino.

Essas plataformas impulsionam seu conteúdo para centenas de parceiros, que publicam seus textos. Se o seu conteúdo for interessante, pode gerar um ótimo tráfego, trazendo ainda mais benefícios.

É importante que o conteúdo enviado para divulgação tenha backlinks para páginas de seu domínio. Afinal, conseguir essas menções é o principal objetivo do link building.

Como fazer a assessoria de imprensa para seus conteúdos

Redes Sociais

As redes sociais são requisitos mínimos de qualquer negócio que deseja ter presença online. Alguma pessoa consideram este tópico um dos mais básicos do link building.

Aproveite que sua empresa provavelmente já possui redes sociais, e compartilhe seus melhores conteúdos. Redes como o Facebook e o Twitter possuem grande reputação, mas, devido a quantidade de links, você deve buscar também a quantidade.

Quanto mais vezes seu conteúdo for compartilhado nas redes sociais, mais relevância ele ganha. Para isso seu conteúdo deve ser interessante e bem construído. Isso nos faz voltar, novamente, ao conteúdo de qualidade.

 

Agora que você já entendeu sobre as melhores estratégias de SEO,  você pode começar a aplicá-las em seu website.

Para isso fique à vontade para contratar profissionais cadastrados na plataforma do marketing profissional.

Caso precise de ajuda no planejamento Search Engine Optimization ou Search Engine Marketing de sua empresa, fique à vontade para nos contatar.

Seja um profissional!Assine nossa newsletter!Contrate um profissional!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!