8 dicas para se tornar um ótimo redator web hoje mesmo

8 dicas para se tornar um ótimo redator web hoje mesmo

Se você passa uma parte razoável do seu dia na internet, já deve ter percebido que muita gente ganha dinheiro produzindo conteúdo para portais, blogs e redes sociais. Talvez tenha notado que tantas outras gostariam de fazer isso também, mas não entendem muito sobre o assunto e parecem simplesmente acreditar que essa é uma forma fácil de ganhar dinheiro.

A verdade é que não existe fórmula mágica para ser um redator web de qualidade: o trabalho exige muita paciência, comprometimento e uma grande vontade de aprender coisas novas. Se você chegou até aqui e acha que cumpre esses pré-requisitos, confira as nossas dicas para começar na sua nova carreira com o pé direito!

1 – Entenda os princípios básicos de redação web

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é produzir textos para a web da mesma forma que produziriam para jornais, revistas ou livros. Antes de começar a trabalhar na área, é importante que você entenda as especificidades da redação para a internet e busque aprimoramento, principalmente em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e técnicas de SEO.  

2 – Separe um espaço adequado para o seu trabalho

Trabalhar em casa proporciona uma série de vantagens, como ter flexibilidade de horários, não precisar encarar o trânsito e poder gerenciar o próprio fluxo de produção. Porém, também exige muita disciplina e seriedade para funcionar. E o primeiro passo para isso é separar um espaço tranquilo, bem equipado e inspirador exclusivamente para o trabalho.

3 – Escolha as ofertas de acordo com seus conhecimentos

Sabemos que a vontade de aceitar o máximo de ofertas para ganhar mais produzindo conteúdo é grande. Mas tenha calma! Se você não for criterioso, pode ser obrigado a escrever sobre algum assunto do qual nunca ouviu falar e cometer erros graves. Quando isso acontece, o número de revisões tende a ser grande e a sua imagem profissional acaba sendo prejudicada.

4 – Jamais faça plágios

Pode até parecer uma dica meio lógica, mas isso acontece com muito mais frequência do que você imagina e muitas vezes despropositadamente. Se um cliente contratou um redator para produzir um conteúdo, pode apostar que ele deseja receber algo criativo, inédito e exclusivo. Então, nada de incorporar trechos do que outras pessoas escreveram à sua produção sem dar os devidos créditos.

5 – Considere os pedidos de revisão

Muitos redatores são extremamente protecionistas em relação aos seus textos e encaram os pedidos de revisão como ofensas pessoais. Para não sofrer com isso, é importante que você aprenda a desapegar da sua produção e a encarar as revisões como oportunidades de aprimoramento. As revisões também são chances de entender o cliente melhor e acertar em ofertas futuras.

6 – Amplie seus conhecimentos

Quanto mais assuntos você dominar, maiores serão as suas chances de produzir conteúdo e ganhar uma grana realmente legal. Por isso, busque ir além dos seus interesses pessoais e comece a ler um pouco a respeito de outras áreas. O melhor redator web é aquele que consegue transitar por vários campos e mostrar domínio sobre todos eles.

7 – Tenha paciência

Construir uma carreira como redator web pode ser um processo longo e complicado. E se você deseja viver exclusivamente disso, é importante organizar suas finanças pessoais antes de mergulhar de cabeça e ter um bocado de paciência até o trabalho engrenar. Demora, mas o resultado vem e pode ser muito melhor do que o esperado!

8 – Valorize o seu trabalho

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é acreditar que merecem ganhar pouco por conta da falta de experiência. Desde o começo, é importante ter em mente que propostas “indecentes” vão aparecer aos montes e que não vale a pena gastar energia com elas. Aceitar valores baixíssimos somente pela famosa “visibilidade” só desvaloriza o seu trabalho e o de outros profissionais.

Cadastre-se agora mesmo no Marketing Profissional e se torne um redator web com vários trabalhos. É gratuito!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!