13 Dicas de como se dar bem trabalhando como freelancer

13 Dicas de como se dar bem trabalhando como freelancer

Ser freelancer não é nada fácil. Requer dedicação, esforço e, claro, talento. Para o ajudar na carreira de freelancer, o Marketing Profissional preparou algumas dicas de como ser um bom freelancer.

1. Ter (e manter) uma atitude positiva

Um freelancer deve ser acima de tudo otimista. Existem milhões de freelancers pelo mundo mas muito deles não mantêm uma atitude positiva na sua carreira de freelancer, acabando por desistir da mesma.

2. Especializar-se em uma área

Como não faltam freelancers, você terá que ser diferente. É preciso ser especialista numa determinada área, para se destacar na multidão de freelancers e ser chamado para os melhores trabalhos.

3. Saber se vender

É preciso tornar seu nome visível para o mundo. Criar um site pessoal para divulgar o portfolio do freelancer é uma boa dica a levar em conta. Outra sugestão é disponibilizar os seus serviços em sites de anúncios e em redes sociais.

4. Candidatar-se a diferentes trabalhos

Assumir riscos também é importante. Ao procurar trabalhos no Marketing Profissional convém candidatar-se a diferentes vagas, pois nunca se sabe qual a área que pode ser mais promissora para o freelancer, mesmo que a início ele não se sinta confortável nela.

5. Estar disponível online e contactável

Esteja sempre disponível online e com o telefone à mão. Um novo trabalho pode surgir a qualquer altura. Caso não atenda, o trabalho pode passar para outros.

6. Criar um local de trabalho próprio

Se trabalhar em casa faça do seu local de trabalho um posto de operações. Mantenha-o sempre organizado e sem tentações/distrações por perto.

7. Reservar um horário para trabalhar

Não estabeleça horários fixos para o seu trabalho, isto é, pode estipular horários e ser organizado quanto ao seu tempo de trabalho, mas deve sempre procurar estar disponível para o trabalho, sem recusar trabalhar pois já passou um horário de trabalho habitual. Uma das vantagens em ser freelancer está mesmo aí: em conseguir fazer o seu próprio horário de trabalho.

8. Vestir-se devidamente para o trabalho

Se trabalha em casa pode fazer o seu trabalho de pijama ou como bem quiser, mas uma dica para ser mais profissional e preocupado com o seu trabalho é vestir-se como se fosse trabalhar fora de casa.

9. Relacionar-se com outros freelancers

Se não consegue ficar sozinho junte-se a outros freelancers e partilhem um espaço de trabalho. Conheça o diretório do Marketing Profissional

10. Fazer pausas com frequência

Como um freelancer trabalha muitas horas por dia, ele deve fazer pausas no seu trabalho para não prejudicar a qualidade final do trabalho. Nessas pausas pode fazer tarefas domésticas, exercício, conviver com outras pessoas, etc.

11. Escolher os clientes

Nem todos os clientes são de confiança. O freelancer deve tentar discernir os bons dos maus clientes e saber recusar os menos fiáveis. Com os bons é preciso criar relações de confiança.

12. Atualizar-se na área e nos conhecimentos

Esteja atento ao meio em que opera. Leia bastante sobre a sua área e mantenha-se sempre atualizado.

13. Manter o equilíbrio profissional e pessoal

A vida não é só trabalho. Tente manter o contacto com os amigos e familiares e não deixar que o trabalho abafe a vida pessoal.

 

Cadastre gratuitamente agora mesmo se no Marketing Profissional e consiga inúmeros trabalhos freelancers agora mesmo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!