Redator: o que é e o que faz esse profissional

por Felipe Dumont Silva Santos em 09/06/2017 às 09:52

Redator: o que é e o que faz esse profissional

O redator é um profissional que trabalha na área de produção de textos, ele irá acompanhar a rotina dos colaboradores e coordenar toda a ação da comunicação.

O redator normalmente é um profissional que age dentro das áreas de ciências da comunicação e (ou) letras, que se dedica a escrever ou avaliar textos dos mais variados tipos.

Este profissional criativo devera possuir ótima competência de escrita para a criação de seus trabalhos.

É de suma importância que o redator procure ter conhecimento em outras línguas, para aprimorar e abrir o um leque dentro de sua função. E isso seria em básico a descrição de um redator e suas funções.

O que faz um redator

O redator ira elaborar textos para revistas, sitas, jornais, blogs, fazer pesquisas de informações para elaboração de artigos por muitas vezes originais, trabalhando em cima de muitos assuntos que estão na atualidade.

Características de um redator

É muito importante que um redator que procura o sucesso na área, tenha algumas peculiaridades fazendo parte de sua vida de escritor, tais como:

  • Boa escrita, um redator que não tem conhecimento das regras básicas dentro de sua própria língua terá muita dificuldade para se comprometer com este tipo de trabalho.
  • Conhecimento, busque conhecimento de diversas áreas, é impossível saber de tudo, mais o conhecimento mínimo de muitas coisas é essencial.
  • Disponibilidade, é um trabalho que ocupa bastante a mente.
  • Interessante, textos que não chamam a atenção não são lidos, então busque trabalhar bastante a persuasão e a criatividade.

Formação acadêmica de um redator

A formação acadêmica exigida para exercer o cargo de redator pode variar muito, mas geralmente é a graduação em jornalismo ou publicidade.

Algumas empresas, principalmente sites, blogs e plataformas de criação de conteúdo, exigem que o redator tenha um texto de qualidade e que seja cumpridor de prazos e metas ao invés de formação acadêmica, que não deixa de ser importante, pois pode fornecer uma boa base para o futuro redator.

Tipos de redator

Esta é uma profissão que não existe apenas um tipo de profissional que se faz tudo, existe algumas divisões de tipos de redatores, irei citar alguns e no decorrer do texto irei falar um pouco sobre eles.

  • Redator web
  • Redator publicitário
  • Redator freelancer

Dicas para um redator web

  1. Entenda os princípios básicos de redação web

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é produzir textos para a web da mesma forma que produziriam para jornais, revistas ou livros.

Antes de começar a trabalhar na área, é importante que você entenda as especificidades da redação para a internet e busque aprimoramento, principalmente em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e técnicas de SEO.  

  1. Separe um espaço adequado para o seu trabalho

Trabalhar em casa proporciona uma série de vantagens, como ter flexibilidade de horários, não precisar encarar o trânsito e poder gerenciar o próprio fluxo de produção.

Porém, também exige muita disciplina e seriedade para funcionar. E o primeiro passo para isso é separar um espaço tranquilo, bem equipado e inspirador exclusivamente para o trabalho.

  1. Escolha as ofertas de acordo com seus conhecimentos

Sabemos que a vontade de aceitar o máximo de ofertas para ganhar mais produzindo conteúdo é grande. Mas tenha calma!

Se você não for criterioso, pode ser obrigado a escrever sobre algum assunto do qual nunca ouviu falar e cometer erros graves. Quando isso acontece, o número de revisões tende a ser grande e a sua imagem profissional acaba sendo prejudicada.

  1. Jamais faça plágios

Pode até parecer uma dica meio lógica, mas isso acontece com muito mais frequência do que você imagina e muitas vezes despropositadamente.

Se um cliente contratou um redator para produzir um conteúdo, pode apostar que ele deseja receber algo criativo, inédito e exclusivo. Então, nada de incorporar trechos do que outras pessoas escreveram à sua produção sem dar os devidos créditos.

  1. Considere os pedidos de revisão

Muitos redatores são extremamente protecionistas em relação aos seus textos e encaram os pedidos de revisão como ofensas pessoais. Para não sofrer com isso, é importante que você aprenda a desapegar da sua produção e a encarar as revisões como oportunidades de aprimoramento.

As revisões também são chances de entender o cliente melhor e acertar em ofertas futuras.

  1. Amplie seus conhecimentos

Quanto mais assuntos você dominar, maiores serão as suas chances de produzir conteúdo e ganhar uma grana realmente legal.

Por isso, busque ir além dos seus interesses pessoais e comece a ler um pouco a respeito de outras áreas. O melhor redator web é aquele que consegue transitar por vários campos e mostrar domínio sobre todos eles.

  1. Tenha paciência

Construir uma carreira como redator web pode ser um processo longo e complicado. E se você deseja viver exclusivamente disso, é importante organizar suas finanças pessoais antes de mergulhar de cabeça e ter um bocado de paciência até o trabalho engrenar. Demora, mas o resultado vem e pode ser muito melhor do que o esperado.

  1. Valorize o seu trabalho

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é acreditar que merecem ganhar pouco por conta da falta de experiência.

Desde o começo, é importante ter em mente que propostas “indecentes” vão aparecer aos montes e que não vale a pena gastar energia com elas. Aceitar valores baixíssimos somente pela famosa “visibilidade” só desvaloriza o seu trabalho e o de outros profissionais.

Dicas para redator publicitário

  1. Defina o que vai fazer

A primeira coisa a ser feite é definir por um redator de publicidade é o objetivo do seu trabalho, isso irá te auxiliar a assumir a abordagem narrativa adequado no seu texto, e a escolher as informações necessárias para transmitir aos leitores aquilo que realmente você gostaria.

Sempre que for iniciar um trabalho faça para você mesmo estas perguntas, se você consegue respondê-las, conseguira desenvolver um bom trabalho.

  • Qual a mensagem que deseja passar?
  • Qual tipo de efeito, gostaria de causar nos leitores?
  • O que irá acrescentar na vida dos leitores?
  1. Faça rascunhos

O mal de muitos redatores é querer trabalhar sempre em cima do original, não cometa este erro, defina a estrutura do seu texto, fazer isso irá te ajudar na organização das informações que você deseja compartilhar com os seus leitores, fazendo desta forma o seu rascunho servira como um guia de escrita, e conseguira desenvolver melhor o seu trabalho.

Com o seu rascunho você pode resolver questões como:

  • Estilo de título desejado, sempre é mais eficaz escolher o título após o termino do trabalho.
  • Ideias a serem transmitidas em cada paragrafo
  • Quantidade pretendida de subtemas
  • Tipos de imagens que serão utilizadas para ilustrar o conteúdo
  • Estimativa da extensão do seu texto
  1. Busca interessante

Pode imaginar como é chato ouvir uma história sem vontade?

Para poder chamar a atenção dos leitores, é fundamental que você mesmo esteja interessado no seu artigo, além da questão em si, o tema principal do conteúdo, é essencial que o seu olhar seja vivo, estimulante.

Para garantir uma escrita chamativa e que incentive a que prenda o leitor, é recomendado que você identifique o que é mais importante para você em relação a temática principal do artigo.

Se pergunte, por que este tema é interessante? O que eu acho relevante? O que eu gostaria de saber sobre isso?

  1. Tipo dos leitores

Conhecer um pouco o público para qual você está escrevendo é tão importante como manter o artigo atraente, suas características são o que iram determinar em grande parte as abordagens que parecem mais adequadas para conseguir deixá-los mais interessados pelo tema.

Se você sabe que a maioria do seu público está na facha dos idosos, então você deve adaptar seu trabalho para este público e omitir as referências que funcionariam com adolescentes ou com audiências muito especificas. Analise algumas questões para tentar conhecer melhor os seus leitores.

  • Idade predominante?
  • Sexo predominante?
  • Em que parte do mundo está a maioria?
  • Nível de estudo
  • Estilo de vida
  • Hábitos de consumo
  • Qual o valor agregado você pode entregar nos seus conteúdos?
  1. Conteúdo coerente

Todos os textos precisam seguir uma linha argumentativa com o propósito de transmitir uma mensagem clara para os leitores.

Mesmo quando se trata de conteúdos informais você deve trabalhar uma boa linha argumentativa para transmitir as suas ideias de forma eficiente.

  • Que ideia quero transmitir?
  • Que informação usarei para explicar isso?
  • Como vou expor os dados?
  • Qual será a conclusão do meu texto
  1. Analise outros autores

Fazer uma pesquisa dos trabalhos de outros redatores sempre é bom para dar uma inspirada.

Muitas vezes acontece que, depois de selecionar um tema para escrever, dá um branco, e os dedos sobre as teclas parecem não querem mais obedecer, agora, por isso essa dica é muito importante, quando se tem algumas inspirações, estes tipos de branco não costumam acontecer, mas lembrando que analisar e se inspirar não significa copiar algum trabalho.

Marketing digital para redatores

Hoje em dia, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria e conversar com um amigo do outro lado do mundo, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

É cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos.

E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

Hoje em dia, é muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços, para buscar informações sobre determinado produto ou serviço , ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos.

Isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Surgido na década de 1990, o marketing digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios.

O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

Para se ter uma ideia de como o marketing digital mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções.

Ou seja: para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.

Hoje, o marketing digital tem possibilitado que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

Mas, apesar de parecer desafiador, o marketing digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.

Além disso, o marketing digital inclui diversas frentes de atuação, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Modelo SEO para redatores na internet

No começo dessa era que estamos falando, a dificuldade para aparecer entre os primeiros lugares das buscas online não era muito grande, logo, praticamente quase todos que resolviam aplicar “técnicas” que visavam o aumento dessa exposição obtinham sucesso.

Com a evolução dos algoritmos que determinavam quem iria ou não aparecer nas primeiras colocações dos resultados de busca, esse tipo de objetivo passou a ficar mais complicado e com isso uma nova disciplina dentro do Marketing Digital surgiu: o SEO.

SEO (Search Engine Optimization) são todas as estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca.

O principal motor de busca do mercado (Google) possui, segundo ele, mais de 200 fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não estar nos primeiros lugares de suas páginas de resultados e, o trabalho de um profissional de SEO, é adequar os sites ao máximo a esses critérios.

Todos os dias, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google e, estar posicionado para uma determinada palavra-chave muito buscada pode ser a diferença entre um site movimentado, cheio de pessoas navegando, querendo negociar e um site impopular.

É por essa razão que as estratégias de SEO até hoje são muitíssimos utilizadas pela maioria das empresas que prezam pelo bom desempenho do seu Marketing Digital.

Redatores publicitários

Uma das partes mais importantes dentro do núcleo criativo de uma agencia publicitaria é a redação, o uso magnifico da língua é um dos princípios fundamentais nos veículos de comunicação, que tem a grande responsabilidade de promover e desenvolver marcas para os consumidores.

O redator publicitário é aquele que trabalha em agencias de comunicação criando artigos, texto, que trabalhem a propaganda, divulgação de algum tipo de serviço ou produto, sem importar muito a mídia.

Estes trabalhos precisam ser criados de forma envolvente e persuasivo, os títulos e chamadas precisam também receber um cuidado especial, afinal são eles que despertam o interesse inicial pela leitura do assunto.

Todo o trabalho de um redator vai além de criação de textos para anúncios impressos, muitos trabalham com criação dos roteiros lançados em rádios e televisões, é da responsabilidade do redator desenvolver textos para cada locutor e personagens, tudo delicadamente trabalhado para atingir o público alvo.

É muito importante que um redator que escolha trabalhar voltado para esta área tenha algum conhecimento dentro da publicidade e marketing, isso não é uma regra, mais ajuda bastante nas criações quando você já possui um conhecimento do que está sendo feito.

Redator Freelancer

Redator freelancer é uma pessoa contratada especialmente para a elaboração de um texto, com pauta definida, público-alvo, adequação de linguagem, palavras-chave, referências e direcionamento textual.

Quanto mais organizada a empresa que contrata seus serviços, mais completo é a pauta do texto a ser escrito, com todas essas informações que eventualmente devem estar presentes no produto final.

O redator recebe por tarefa realizada e não precisa aceitar todos os trabalhos que são oferecidos. Quanto maior for sua identificação com os temas propostos e com a linguagem do texto, melhor será a qualidade final do trabalho.

Na relação entre o freelancer e a empresa que o contrata, independentemente da natureza dessa empresa, os direitos autorais do texto que você elabora pertencem exclusivamente a ela, ou seja, você vende também os direitos sobre a autoria do texto.

Assim, as publicações de posts, e-books e outros conteúdos textuais eventualmente elaborados podem ser publicados sob a autoria de quem te contratou, sem referências a você. E isso também impede que o texto seja reproduzido ou copiado sem autorização da empresa.

Esses textos são utilizados nos mais variados locais, com diversos propósitos. Se você escreve um e-book sobre finanças pessoais e dicas sobre como organizar seu orçamento, esse material pode ser distribuído por uma empresa a seus clientes, como forma de atrair mais acessos e negócios para seu site.

O mesmo ocorre com as postagens em blogs, que normalmente buscam aumentar o número de acessos ao site da empresa e tornar esses usuários em clientes.

Por que se tornar um redator freelancer

Existem diversas vantagens relacionadas a este trabalho, a primeira delas é a comodidade, já que você pode trabalhar em casa, sem a necessidade de cumprir um horário fixo do outro lado da cidade todos os dias.

Flexibilidade também é algo muito importante, já que você escolhe os textos que quer escrever, na medida em que tem mais ou menos tempo para isso.

Se estiver com muito tempo livre no final de semana, por exemplo, você pode pegar várias tarefas de uma só vez. Assim, você garante aquela renda extra ao final do mês, ainda que não precise deixar seu trabalho fixo para isso.

O que um freelancer precisa saber para se destacar?

Já tendo o conhecimento de como funciona um trabalho de freelancer, segue algumas dicas para conseguir efetuar este trabalho com eficiência.

  • Pesquise e utilize boas referências para seus textos. Mas nada de copiar conteúdo!
  • É preciso seguir a pauta da redação, caso contrário, terá que refazer seu texto até produzir exatamente o que pediram a você.
  • Tenha um título que chame a atenção, separe um tempo para essa etapa do texto.
  • O atraso de tarefas e o desleixo com a empresa que o contratou. Você pode até ser freelancer, mas isso não pode significar falta de profissionalismo.
  • Atenção ao Português, por mais informal que seja a linguagem de seu texto, isso não significa que você possa jogar a gramática no lixo, cuidado com as gírias e regionalismos e procure, ao máximo, manter um texto sem erros de gramática e grafia.
  • Para permanecer no mercado de freelancer, é necessário produzir ótimos materiais para se destacar em relação aos outros redatores. Portanto, capriche, não tenha preguiça e siga as orientações do cliente.

Como se pode você perceber, é mais fácil do que se imagina exercer essa profissão, independentemente da sua ocupação ou formação acadêmica, qualquer pessoa pode se tornar um redator freelancer online, basta ter dedicação, disponibilidade para aprender e vontade de escrever.

Seja persistente!

Para ter sucesso como um profissional freelancer é importante que você seja persistente, o processo de escrita na internet é bem diferente, até você se adaptar, pode levar um tempo. Mas, nada melhor que a prática para atingir a qualidade que as empresas e clientes procuram.

Não fique desanimado no primeiro “não” que você receber. Isso é absolutamente normal, saiba lidar com feedbacks para melhorar o seu trabalho e conquistar cada vez mais a confiança dos seus clientes.

O que é redator web?

É um redator que escreve para a internet, seja para blogs, portais e redes sociais. Pode também ser chamado de web-writer ou redator online, a gosto do cliente. É um profissional contratado para elaborar um texto com pauta definida: um bom trabalho que já possui tema, persona, palavras-chave, linguagem adequada à persona e referências.

Sabe aquele blog que você ama, que tem sempre um post na primeira página do Google? Pois é. Um texto bem posicionado depende do trabalho do redator e de outros profissionais, que o otimizam para ranquear bem nos sites de busca, não é milagre mais sim é trabalho.

Gostar de ler e escrever é bastante óbvio, mas para ser um redator web profissional é necessário muito mais do que ser um amante do idioma. É preciso ter humildade, comprometimento, profissionalismo e organização.

Ter humildade é uma característica importante do trabalho de redator web. O texto de um web-writer passa por vários estágios antes de chegar ao cliente; ele pode ter um revisor, um analista de qualidade, o gerente que se relaciona com o cliente, entre outros.

Todos eles podem dar dicas ou corrigir eventuais erros, com o objetivo de deixar o texto ainda melhor. Aceitar feedbacks demanda humildade.

Vou ficar fico?

Uma dúvida que muitos redatores freelancers tem é quanto realmente ganha um profissional desta área.

Como em qualquer outro trabalho de freelancer não é possível afirmar que exista um valor fixo que você poderia receber, tudo depende da quantidade de clientes e de quanto esses mesmos estão dispostos a pagar pelos seus serviços.

Diagramador

Você já reparou que ao ler um jornal ou acessar um portal de notícias tudo está em harmonia? Todos os elementos estão distribuídos em caráter de relevância, o responsável por essa distribuição é o diagramador, que coloca os elementos gráficos de forma que o leitor possa se sentir confortável para ler as notícias.

A diagramação não é feita apenas em jornais, mas em sites, livros, cartazes, revistas, entre outros, o diagramador é responsável por organizar, mas a decisão de onde colocar cada elemento é formada por um conjunto de profissionais, como: editores, diretores de arte, fotógrafos, ilustradores e diagramadores.

Quem trabalha como diagramador? Geralmente, são profissionais formados em designer gráfico que trabalham com diagramação, pois é preciso dominar programas como Photoshop, Autocad, In Design, entre outros.

Felipe Dumont Silva Santos

Belo Horizonte, MG, Brasil

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