5 dicas de Marketing Digital para aplicar em lojas virtuais

por ANDREZA LEMOS MENDES em 08/11/2018 às 17:47

O e-commerce brasileiro vem crescendo muito nos últimos anos. Mesmo com a forte crise econômica, as pessoas compram cada vez mais pela internet, pois as lojas virtuais proporcionam muitas vantagens. Dentre elas estão as opções de preço, uma variedade de produtos e mais tempo para o consumidor realizar outras atividades.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit em parceria com a Elo, o e-commerce do Brasil faturou R$ 47,7 bilhões em 2017, com um aumento de 12% em relação ao ano de 2016. A mesma pesquisa apontou também que o faturamento das lojas virtuais deve chegar a R$ 53,5 bilhões em 2018.

Para quem possui e-commerce, é muito importante estar atento ao modo como trabalha as ações de marketing digital, para se diferenciar da concorrência e atrair mais compradores.

Confira a seguir 5 dicas de Marketing Digital para aplicar em sua loja virtual e aumentar as suas vendas!

1 – Invista nos produtos do seu e-commerce

Os produtos do e-commerce devem ser mostrados de forma relevante ao visitante do seu site, pois a experiência de compra é diferente de uma loja física, já que o cliente não pode experimentar ou tocar no produto.

Por isso, é importante investir em fotos de qualidade dos seus produtos, tiradas de vários ângulos e com um zoom eficiente. As descrições e informações também devem ser completas para que o possível comprador não fique com dúvidas.

Outra dica é disponibilizar vídeos dos produtos mostrando como funcionam e como utilizar, pois isso atrai ainda mais a atenção do visitante. Todos esses fatores contribuem para que o consumidor escolha o seu produto e não desista da compra.

2 – Ofereça benefícios

Como a concorrência de preços e opções de produtos é muito grande entre as lojas virtuais, a sua loja online deve se diferenciar em outros aspectos. Um deles é oferecer benefícios para os clientes.

Esses benefícios devem ser ações que chamem a atenção do visitante, como frete grátis e cupons de desconto. O consumidor busca facilidade na hora da compra, então, se você puder oferecer todas as formas de pagamento (boleto, crédito e débito), é um bônus a mais para que o cliente finalize a compra na sua loja.

Depois de fidelizar o cliente, não esqueça de manter um contato e sempre deixar ele atualizado sobre as últimas novidades sobre seus produtos, através do relacionamento e o envio de e-mail marketing, uma estratégia que ainda é muito atual e muito utilizada pelas empresas.

3 - Divulgue seu e-commerce nas redes sociais

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda esquecem da importância de divulgar seu e-commerce nas redes sociais. Ter uma página da sua empresa no facebook e instagram, por exemplo, é essencial para dar mais visibilidade ao seu negócio e fechar mais vendas.

Mas antes de sair criando páginas em todas as redes sociais, é importante saber em quais delas o seu público está para poder escolher em quais divulgar a sua empresa e manter uma comunicação com os clientes.

Você pode compartilhar os seus produtos, promoções, conteúdos, eventos e tudo o que for relacionado à sua loja virtual, de forma orgânica (sem investir dinheiro) e através de anúncios pagos no Facebook Ads e Google AdWords, sempre seguindo uma estratégia para obter bons resultados.

4 – Otimize a sua loja virtual

Seus possíveis clientes precisam encontrar o seu e-commerce no Google. Por isso, é necessário utilizar técnicas de SEO (Otimização para Motores de Busca, em português) em seu site. Preste atenção nessas técnicas para que a sua loja virtual fique otimizada e seja encontrada pelo consumidor. Veja alguns exemplos:

  • Site responsivo – seu site tem que estar bem apresentável e deve funcionar em todos os tipos de dispositivos (computador, smartphone, tablet, etc), pois o usuário não fica conectado somente um deles;

  • URL da página – cuide para que a URL das suas páginas seja amigável. Ou seja, sem um monte de letras e números, e que contenha a sua palavra-chave principal.

  • Velocidade – nada pior do que um site de uma loja virtual que demora para carregar. A velocidade de carregamento das páginas deve ser rápida para que o consumidor não desista de comprar em seu site e acabe migrando para o concorrente;

  • Design – a aparência do site da sua loja virtual deve ser agradável, pois isso também influencia nas vendas;

  • Links internos – use links para posts e produtos relacionados no final das páginas do seu site, assim você estará oferecendo sempre algo a mais para o cliente;

  • Uso das palavras-chave corretas – seu e-commerce deve ter palavras-chave relevantes para seus clientes. Pesquise a forma como buscam por seus produtos na internet e coloque as palavras-chave utilizadas por eles nas descrições de produtos, nos textos do seu blog, etc.

5 – Aposte no Marketing de Conteúdo

Uma estratégia bastante utilizada pelas lojas virtuais é o Marketing de Conteúdo, que nada mais é do que oferecer ao seu público conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação.

Com um bom conteúdo ofertado no estágio certo do funil de vendas, a sua empresa pode se tornar uma autoridade do assunto no mercado, além de favorecer para que ela tenha uma posição melhor no Google.

O ideal é criar um blog que esteja ligado ao seu site e publicar os conteúdos de forma constante. Lembrando que os posts devem ser compartilhados nas redes sociais da empresa para ganhar mais visibilidade.

Outra vantagem de oferecer um bom conteúdo para o visitante do seu site é a redução de custos, já que a sua loja virtual vai atrair mais clientes de forma gratuita e orgânica. E se o cliente virar fã da sua marca por causa dos conteúdos de qualidade que você oferece, ele certamente compartilhará esses conteúdos com mais pessoas que vão conhecer a sua empresa e que podem virar seus novos clientes.

Agora que você já tem dicas valiosas de marketing digital, que tal começar a aplicar no seu e-commerce ainda hoje? Só não esqueça que cada estratégia deve ser utilizada no momento certo e que os resultados são conquistados aos poucos. 


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ANDREZA LEMOS MENDES

Porto Alegre, RS, Brasil

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